Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
20/06/2021
São Vicente atinge a triste marca de mil mortos pela Covid-19
Município soma 1.007 vítimas fatais da doença e segue fiscalizando com rigor o descumprimento das normas sanitárias

Este domingo (20) é mais um dia triste para São Vicente em meio à pandemia. Isso porque a Cidade chegou ao número de 1.007 pessoas que perderam a batalha para a Covid-19.

Quando assumiu no início deste ano, a atual gestão se deparou com um número reduzido de leitos covid no Município, apenas 19. Para piorar, uma enorme dívida foi deixada, tornando a missão de melhorar a Saúde de São Vicente ainda mais difícil. Mesmo assim, com muito esforço o número foi ampliado para 47 leitos, sendo 10 de UTI e 37 de enfermaria, incluindo a reativação da Ala Covid Municipal, dentro do Hospital São José.

A Administração Municipal ainda tenta, junto ao Governo do Estado, a ativação do PS da Linha Vermelha, unidade que foi construída pela antiga gestão, sem qualquer planejamento orçamentário. A sugestão do prefeito Kayo Amado é que o Estado custeie a unidade, que possibilitaria a ampliação de mais 60 leitos covid, que atenderiam vicentinos e toda a Baixada Santista.

Vacinação

A luta é difícil, mas a Prefeitura de São Vicente tem empenhado todos os esforços com o objetivo de vacinar toda a população, entendendo que a imunização é a principal arma hoje disponível para salvar vidas e fazer o país vencer a doença.

Até o momento, mais de 138 mil doses da vacina contra a Covid-19 foram aplicadas no Município, que vem antecipando sempre que possível o calendário e os públicos-alvo, resultado de um planejamento criterioso. Vale ressaltar que, em nenhum momento, a Cidade sofreu com falta de vacinas. São Vicente dispõe de 26 postos fixos e uma unidade móvel para a vacinação, além de dois locais com sistema drive-thru.

Fiscalização

Há mais de um ano os brasileiros enfrentam a pandemia, uma luta que depende das ações do poder público e também da conscientização a população.
Infelizmente, muita gente ainda insiste em desrespeitar protocolos já bastante divulgados de cuidados contra o coronavírus.
Diante disso, a Prefeitura de São Vicente  intensificou as fiscalizações, que estão mais rigorosas, e publicou um novo decreto (confira aqui: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia.php?codigo=11120) com medidas mais restritivas e multas mais pesadas para pessoas físicas e jurídicas que descumprirem as regras vigentes no Município em combate à pandemia.

Aglomerações têm sido sistematicamente dispersadas em ações da força-tarefa de São Vicente, formada por Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp), Vigilância Sanitária, Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) e Guarda Civil Municipal (GCM). As operações ocorrem nas Áreas Insular e Continental.

"É um cenário que me entristece. Estamos fazendo nossa parte incansavelmente, fiscalizando, orientando, notificando, multando e o principal, vacinando.
O que eu peço para cada cidadão vicentino é muito simples: se cuide, use máscara, álcool gel, evite aglomerações e, quando chegar sua vez, venha se vacinar. Tenham certeza de que estamos do mesmo lado, o lado da vida", desabafou o prefeito de São Vicente, Kayo Amado.

Confira os resultados das ações da força-tarefa no site da Prefeitura (www.saovicente.sp.gov.br) é nas redes sociais: Facebook https://www.facebook.com/SaoVicenteOficial/ e Instagram (https://instagram.com/saovicenteoficial?utm_medium=copy_link)

Confira o Boletim Covid-19 atualizado deste domingo (20)

A Secretaria da Saúde de São Vicente (Sesau) divulga números atualizados do coronavírus entre moradores da Cidade. Até o momento, foram realizadas 37.329 testagens, com 17.429 casos positivos, 18.979 negativos e 921 no aguardo de resultado.

Entre os contaminados, somam-se 16.170 altas, 1.007 óbitos, 210 recomendações para isolamento domiciliar e 42 internações (13 em UTI).

Dos que esperam a conclusão dos exames, estão 428 altas, 18 óbitos, 464 recomendações para isolamento domiciliar e 11 internações (nenhuma em UTI).

Leitos no Município

Na ala Covid do Município, que funciona dentro do Hospital São José, 32 pacientes estão internados. Ao todo, 22 leitos de enfermaria estão ocupados (de um total de 37 vagas disponíveis), o que representa 59% da capacidade. Nos leitos de UTI, dez pacientes estão internados (de um total de 10 vagas disponíveis), o que representa 100% da capacidade.

Por Peterson Gobetti