Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
23/06/2021
NOTÍCIAS
#4 - Com raízes varzeanas, São Vicente A.C. é exemplo de superação
Clube que fez história no futebol amador vicentino virou profissional em 2002
 


Estádio Mansueto Pierotti, casa do São Vicente A.C.

“No amador, fizeste história, no profissional, o teu caminho é a glória”. O trecho é do hino oficial do São Vicente Atlético Clube, principal time de futebol da Cidade que, inegavelmente, tem suas raízes na várzea.  
 
O clube surgiu em 1928, com o nome de Juvenil Feitiço. Os fundadores foram jovens esportistas, torcedores do Santos Futebol Clube, que deram este nome em homenagem a Luiz Mattoso, jogador do Peixe, conhecido como Feitiço.

A primeira mudança de nome veio em 1935. Com o nome de Feitiço Atlético Clube, a equipe venceu diversos campeonatos vicentinos tornando-se uma das principais equipes do futebol amador da região. 
 
O nome São Vicente Atlético Clube veio em 1950, com o objetivo de aproximar o clube e a Cidade, criando uma maior identificação. Em sua primeira partida com o novo nome, a equipe triunfou sobre o Martins Fontes, de Santos, por 3 a 2.

Jornal relata goleada, de 8 a 4, do São Vicente sobre o Beija-Flor
 
Já no futebol profissional, a estreia aconteceu em 21 de abril de 2002, mesmo dia em que o clube completou 74 anos. A partida foi contra o Serra Negra e terminou empatada em 1 a 1. 
 
A maior conquista do ‘Calungão’ veio em 2012, com o vice-campeonato da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. A campanha rendeu ao clube o acesso à Série A3 da competição.  
Taça do vice-campeonato de 2012, principal conquista do clube
Taça do vice-campeonato de 2012, principal conquista do clube
 
Desde 2015 a equipe está licenciada e não disputa o Campeonato Paulista com time principal. A diretoria segue em busca de parcerias que viabilizem o retorno aos gramados.
 
Várzea: Paixão Vicentina A Prefeitura de São Vicente realiza, até 30 de junho, das 9h às 17h, uma exposição no Paço Municipal, sobre a trajetória da várzea calunga, com fotos, troféus, camisas, flâmulas e itens das mais tradicionais equipes da Cidade.
 
O presidente do São Vicente A.C., José Reinaldo Cavalcanti, conhecido como Neno, aprovou a iniciativa. “Ficou uma maravilha. A várzea é a raiz do futebol, onde nasceram vários craques. O esporte também tem um lado social e sempre
agregou muito”, completou.
 
 
Por Caio Mendonça


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite