No posto montado em frente à Prefeitura foram aplicadas quase 1.200 doses
São Vicente vacinou mais de 1.400 pessoas neste sábado (3), ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe. Na tenda montada na área do estacionamento do Paço Municipal foram imunizadas cerca de 1.200 pessoas. O movimento neste local foi intenso durante todo o dia.
Para vacinar, foi necessário apresentar um documento original com foto e o comprovante que já havia tomado a vacina contra a gripe antes.
Além do posto na Prefeitura, a imunização contra o vírus influenza também foi realizada em três postos de saúde: UBS/ESF Rio Branco, UBS/ESF Ponte Nova, UBS/ESF Humaitá.
A vacinação contra a gripe segue nas 26 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 15h30.
Quando há estreia de público para a vacina contra a covid, as unidades vacinam exclusivamente contra essa doença.
Isabel Maria de Souza, 33 anos, dona de casa, aproveitou que estava fazendo compras no Centro e deu uma paradinha para vacinar. “Achei excelente a ideia de montar esse posto aqui na Prefeitura, no sábado. Facilita pra quem tem não consegue ir vacinar durante a semana”, disse animada.
Já o Manoel Antônio de Jesus, 69 anos, aposentado, disse que viu no jornal sobre o Dia D e aproveitou a oportunidade. Já tomei as duas doses da vacina contra a covid e agora faço questão de tomar a da gripe. Se é para proteger das doenças, vamos vacinar”, afirma empolgado.
Para Luciana Schiavetti, diretora de Vigilância em Saúde, o resultado do ‘Dia D’ foi satisfatório. “As pessoas precisam se conscientizar que todas as vacinas são importantes. Imunizamos muitas pessoas neste sábado, mas precisamos vacinar muito mais. Quem ainda não tomou a dose contra a gripe, deve procurar uma das unidades de saúde durante a semana”, declara.
“A vacina contra influenza impede a propagação do vírus da gripe e de outras doenças respiratórias. Com isso, conseguimos diminuir o número de internação nos hospitais, deixando nossos leitos disponíveis para outras emergências”, afirma a secretária da Saúde, Michelle Santos.
Intervalo entre vacinas: Covid x Gripe - É importante ressaltar que as pessoas devem respeitar o intervalo de 15 dias entre uma vacina e outra. Assim, quem tomou a vacina contra a Covid-19 precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina da gripe. E quem tomar a vacina da gripe também precisa aguardar 15 dias para tomar a vacina contra a Covid-19, sendo primeira ou segunda dose.
Outra recomendação das autoridades em saúde é que as pessoas priorizem a vacina contra a Covid-19, principalmente quem está prestes a recebê-la ou já tomou a primeira dose e aguarda a segunda.
Por Marjorie Melo