Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
10/07/2021
NOTÍCIAS
São Vicente participa de 16 oficinas culturais com mais de mil vagas gratuitas
Vicentinos têm até julho para se inscrever nas oficinas disponibilizadas pelo Estado de São Paulo que serão virtuais entre julho e agosto
 
O cenário artístico de São Vicente ganha força com a chegada das novas oficinas culturais do Estado de São Paulo. Ao todo, 16 atividades virtuais estão disponíveis entre julho e agosto, com 1.025 vagas abertas ao público. Entre elas, palestras sobre roteiros e oficina de podcasts com profissionais que já trabalharam na Rede Globo, além de capacitações para professores com experiência no exterior.
 
Todas as inscrições são on-line e os interessados devem se atentar aos prazos. As aulas serão realizadas pela plataforma Zoom Meetings e para participar, é necessário ter mais de 16 anos. A iniciativa é realizada pelo governo estadual, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerida pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis) e com apoio da Secretaria de Cultura (Secult), de São Vicente.
 
De acordo com o chefe de departamento da Secult, Anderson Avelino, o setor cultural passou por muitas dificuldades por conta pandemia, porém, hoje, se reinventa. “O vicentino tem a oportunidade de aprender com profissionais qualificados em uma gama de cursos diversos. Por isso, convido a todos para que participem. É importante para o desenvolvimento da Cidade”, esclareceu.
 
Confira a agenda e se programe para não ficar de fora:
 
- Julho
 
PALESTRA: AS BASES DE UM ROTEIRO
 
Com mais de 30 anos de experiência, Romeu di Sessa dará um plano geral sobre tópicos da linguagem de um roteiro como: estrutura, midpoint, clímax e resolução, métrica, entre outros. Sessa possui trabalhos colaborativos com a Rede Globo.

Vagas: 50, até o preenchimento 
Data: 7 de julho, das 18h às 21 horas
 
PALESTRA: POR QUE SHAKESPEARE É TÃO ATUAL? 
 
O 42 Coletivo Teatral coloca em cena três abordagens sobre a obra de William Shakespeare.  A atriz e diretora Valéria Marchi e a diretora Érika Bodstein conduzirão esse mergulho na obra fenomenal do maior dramaturgo de todos os tempos. 

Vagas: 50 por turma, até o preenchimento
Data: - 13 de julho, das 16h às 17h30 - As mulheres na obra;
         - 14 de julho, das 16h às 17h30 - Obras no cinema 
         - 15 de julho, das 16h às 17h30 - Gênero e diversidade na obra 
 
PALESTRA: QUANDO FALAMOS SOBRE MEDIAÇÃO DE LEITURA SOBRE O QUE DIALOGAMOS?
 
O educador Felínio Freitas e a escritora Penélope Martins discutirão a relação entre ética, estética, afeto e políticas envolvidas numa mediação, além de como falar de leitura num país como o Brasil, que não tem uma política efetiva para a cadeia do livro.
 
Vagas: 100, até o preenchimento
Data: 14 de julho, das 18h às 20 horas
 
OFICINA: DOCUMENTÁRIO FAMILIAR
 
O objetivo desta oficina é estimular e discutir experiências documentais que resgatam histórias e memórias familiares. Cada participante será convidado a pensar em uma produção audiovisual. A jornalista e historiadora Bruna Callegaria ministrará as aulas.
 
Vagas: 25  
Data: 15 e 19 de julho, das 14h às 17 horas
 
OFICINA: DOBRAR HISTÓRIAS - ORIGAMI E NARRATIVAS
 
Da cultura de paz à tradição japonesa, dobrar histórias é um convite a repensar o papel. O contador de histórias e origamista Márcio Grou mostrará as bases tradicionais do origami, tipos de papel, desdobramentos pedagógicos e fontes de pesquisa.
 
Vagas: 30 até o preenchimento das vagas
Data: 16 de julho, das 14h às 16 horas
 
OFICINA: POÉTICAS DE SI – SÓ PARA MULHERES
 
A oficina incentiva o encontro pessoal feminino por meio de técnicas de alongamento, automassagem, percepções corporais e experimentações, além do olhar ampliado para o cuidado coletivo. A ação será ministrada pela atriz Erika Cunha.
 
Vagas: 20
Datas: 19, 21, 26 e 28 de julho, das 18h às 20 horas
 
PALESTRA: MARKETING DIGITAL - UMA INTRODUÇÃO
 
O uso estratégico das redes sociais é essencial para o crescimento de negócios. Esse encontro apresentará de forma simples, as principais mídias e suas ferramentas, para o auxílio “comercial” de artistas e coletivos. A publicitária Ju Dias dará as dicas.

Vagas: 30 por turma
Data: - Turma A - 20 e 22 de julho das 14h às 16 horas; 
         - Turma B - 21 e 23 de julho das 10h às 12 horas; 
         - Turma C - 26 e 28 de julho das 14h às 16 horas
 
OFICINA: LEVEL ONE STREET DANCE
 
As expressões corporais serão abordadas a partir das nomenclaturas e contextos históricos pelo coreógrafo e pesquisador do gênero Street Dance, Matheus Mira. Quem participar conhecerá as variadas camadas vindas do Hip Hop.
 
Vagas: 50
Data: 20, 22, 27 e 29 de julho, das 14h às 16 horas
 
PALESTRA: ECONOMIA DA CULTURA, ECONOMIA CRIATIVA E ECONOMIA SOLIDÁRIA - ARTICULADAS PODEM PROMOVER O DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO LOCAL?
 
Conheça os conceitos acerca da economia da cultura e solidariedade, e como, juntas, tornam-se se torna uma alternativa para a sustentabilidade local em dimensões sociais, espaciais e ambientais. Quem explica mais a fundo é o economista William Retamiro.
 
Vagas:100, até o preenchimento
Data: 21 de julho, das 18h às 20 horas
 
OFICINA: JOGOS TEATRAIS E A EXPERIÊNCIA DO ENSINO
 
Ojogo teatral será apresentado como ferramenta de humanização do ensino formal, fazendo um panorama histórico-social do tema. Carla Marco é atriz e performer, e tomara conta do aprendizado dos participantes.
 
Vagas: 50 até o preenchimento 
Data: 28 de julho, das 18h às 21 horas
 
- Agosto
 
OFICINA: CORPO E EXPRESSÃO - A EMOÇÃO NA CENA
 
A atriz, dançarina e professora de teatro Juliana Medeiros ministra uma oficina com o objetivo de trazer mais confiança no palco e na frente das câmeras aos intérpretes-criadores.
 
Vagas:30 por turma
Inscrições até 20 de julho: forms.gle/yFtGzPAvDDG7JLrP6
Data: - Turma A - 2, 4 e 6 de agosto - 14h às 16 horas;
         - Turma B - 3, 5 e 10 de agosto - 14h às 16 horas
 
 
OFICINA: CLUBE DE LEITURA - UM OLHAR A PARTIR DO FUTEBOL
 
Trazendo o diálogo sobre as produções literárias e a importância do futebol na história, o é cientista social Emerson Prata e o historiador Luiz Torres comentam sobre as variadas abordagens sobre o esporte.
 
Vagas: 50 
Inscrições até 20 de julho: forms.gle/xGrHF5QE1wUycCd47
Data: 2, 4, 9, 11, 16, 18, 23 e 25 de agosto - 18h às 20 horas
 
OFICINA DE CRIAÇÃO POÉTICA: LIBERDADE E LIMITE NA POESIA
 
De modo a incentivar à criação poética aos participantes, a poeta Marina Wisnik demonstra o encontro com limites que alguns gêneros poéticos determinados propõem, além de ampliar o repertório dos alunos ao aventurara-los acerca do tema.
 
Vagas: 50 por turma
Inscrições até 20 de julho: forms.gle/LovZ88Bq6quJRoCv7
Data: - Turma A - 2, 4, 9, 11 de agosto - 18 às 20 horas;
         - Turma B - 16, 18, 23 e 25 de agosto - 18h às 20 horas
 
 
OFICINA: QUERO SER ARTISTA VISUAL. E AGORA?
 
A vida artística não é fácil, principalmente, no início da carreira. Esta oficina trará orientações sobre os primeiros passos dos artistas visuais para colocarem suas obras à vista de todos. Quem dará as dicas será Diana Vaz, mestre em artes visuais.
 
Vagas: 30 por turma
Inscrições até 21 de julho: forms.gle/6QK7hfmYX6raVEmi6
Datas: - Turma A - 3, 5, 10 e 12 de agosto - 14h às 16h;
          - Turma B - 5, 6, 12 e 13 de agosto - 10h às 12h
 
OFICINA: PODCASTS COM FERRAMENTAS GRATUITAS
 
Essa é a chance de você entender sobre a onda dos podcasts. O jornalista e editor do programa “O Assunto”, Thiago Kaczuroski, apresentado pela jornalista Renata LoPrete, (um dos podcasts jornalísticos mais ouvidos da América Latina) dará exercícios práticos.
 
Vagas: 30 por turma
Inscrições até 27 de julho: forms.gle/cfBCvUzb72JNzyEa8
Data: - Turma A: 9, 10 e 11 de agosto, das 10h às 12 horas; 
         - Turma B: 16, 17 e 18 de agosto, das 10h às 12 horas; 
         - Turma C: 23, 24 e 25 de agosto, das 10h às 12 horas
 
 
*As vagas são destinadas a todas as cidades do Estado de São Paulo participantes da iniciativa do Poiesis. Os municípios não possuem acesso exato ao número de vagas locais

 
Por Henrique Miguel


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite