Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
30/07/2021
Monumento Oscar Niemeyer é entregue totalmente revitalizado em São Vicente
Secretaria de Turismo realizou serviços de pintura das muretas, piso, guarda-corpo, pintura do solo, limpeza de guia, sarjeta e recuperação da iluminação

“Estava tudo pichado e isso era muito triste. A cor também estava diferente da original. Por isso, fizemos um trabalho de restauração, voltamos a usar o branco e o cinza, do jeito que era antes. Foram várias mãos de tinta para recuperar o padrão e deixar o mirante bonito novamente”, afirmou o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, durante entrega, na manhã desta sexta-feira (30), do Memorial dos 500 anos, também chamado de Monumento Oscar Niemeyer.

O prefeito também aproveitou a ocasião para dizer que o equipamento turístico, que fica no topo da Ilha Porchat, é um espaço muito atrativo e histórico da Cidade, e que ainda há melhorias a serem feitas. “Vamos trabalhar isso ao longo da gestão. Algumas melhorias precisam de investimentos externos, mas estão no nosso radar e já foi um primeiro sinal de que a gente precisa cuidar da nossa Cidade e estamos cuidando.”

A manutenção do equipamento público depende de todos, não apenas da Administração Municipal. O vandalismo prejudica a população e gera gastos aos cofres municipais. Zelar pelo monumento, agora todo reformado, é fundamental.

Além da equipe da Secretaria de Turismo (Setur), composta por 12 colaboradores, 10 voluntários da comunidade também ajudaram nos serviços. O estudante Elias Julio Ferreira, 17 anos, era um deles. “Foi um trabalho bem árduo, que a gente teve que trazer a cor original do local. Eu vim ajudar o pessoal da Setur e fico muito feliz de ver um lugar antes maltratado, agora limpo, organizado, bonito. Foi muito difícil de tirar a sujeira, usamos massa corrida para fechar os buracos que tinham na parede, mas deu tudo certo no final”, comemora.

Oscar Niemeyer – A equipe realizou o trabalho durante duas semanas e o secretário adjunto de Turismo, Bruno Medeiros, explica que o monumento vai completar 20 anos em 2022, e há muito tempo ele tem notado a deterioração do local. “É um ponto turístico fundamental para São Vicente e toda a região. Nas últimas duas semanas, conversamos com alguns turistas de diversos pontos do país, e até do exterior, que vieram visitar o equipamento. A Cidade possui uma das geografias mais belas da região e temos o privilégio de receber esse presente que é o monumento do próprio Oscar Niemyer. Só por isso é uma obrigação a manutenção desse local.”

O equipamento turístico teve a iluminação trocada, as muretas revitalizadas, recebeu pintura de solo, limpeza de guia, sarjeta e poda de vegetação do entorno.

Outros equipamentos turísticos – O primeiro equipamento turístico a receber revitalização foi a Praça Kotoku Iha, localizada na Rua Japão, em março, onde foram feitos serviços de roçagem, varrição, pintura e poda de vegetação.

O segundo local a ser restaurado foi o Porto das Naus, no Japuí, que recebeu serviços de limpeza, roçagem, pintura dos mourões, poda de vegetação e conserto do portão.

O chefe de gabinete da Setur, Rodrigo Rosário, afirma que a Secretaria está fazendo uma programação para realização de manutenções periódicas.

Por Carmen Doria