Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
10/08/2021
Bairro Vivo leva diálogo, melhorias e dignidade aos moradores do Japuí
Vários setores e secretarias da Prefeitura se envolveram no projeto, aproximando poder público e população

Após uma semana de trabalho intenso no Japuí, o projeto Bairro Vivo foi concluído com êxito. Com diversas atividades e serviços especiais, a iniciativa teve o objetivo de aproximar a população da Prefeitura, e deixa um legado positivo no bairro.

O início da programação serviu para entender os anseios e demandas da população.  Mais de 100 moradores foram abordados e puderam apresentar suas principais reivindicações para o lugar onde vivem. No mesmo dia, uma tenda foi montada na rua e a vice-prefeita, Sandra Conti, ficou à disposição dos munícipes para conversar.

Cada secretaria municipal atuou com diferentes ações em Cultura, Saúde, Turismo, Economia, Emprego, entre outras áreas.

Saúde – Mais de 790 atendimentos foram realizados na UBS Japuí durante o mutirão da Saúde. Os moradores do Japuí conseguiram passar por consultas em diversas especialidades, atualizar a caderneta de vacinação dos adultos e das crianças, aferiram a pressão arterial, realizaram testes de DSTs, além de tomarem as vacinas contra a gripe e contra o coronavírus (respeitando o intervalo entre elas, preconizado pelos órgãos de saúde).

O bairro também contou com uma palestra com orientações para cuidadores de idosos e oficina de memória para a terceira idade.

Combate ao Aedes aegypti - Agentes de combate ao mosquito percorreram todo o bairro e realizaram mais de 630 visitas, orientando a população e eliminando possíveis criadouros.

Turismo – Os moradores receberam uma palestra sobre turismo comunitário, além de uma visita guiada ao Porto das Naus, importante ponto histórico, cultural e turístico do bairro.

Cultura e lazer – Feira de artesanato, batalha de rima, encontro de arte e cultura, grafites na Praça Trevisan, além de diversas atividades para o público infantil rechearam o cronograma do projeto.

A Praça Trevisan ganhou outra cara depois da zeladoria e das artes dos grafiteiros. Por fim, o local foi palco de um coral indígena da Aldeia de Paranapuã.

Emprego e Economia – Os comerciantes do Japuí tiveram a oportunidade de dialogar e receber orientações e dicas de oportunidades na área econômica.

Além das visitas realizadas em comércios das ruas do bairro, uma tenda móvel do CIEC - Centro Integrado de Empreendedorismo e Cidadania foi montada na feira livre da Rua Aviador Edu Chaves. No local, diversos serviços estavam disponíveis, como PAT, Sala Mei, Banco do Povo e Via Rápida. Já na EMEIEF Nilton Ribeiro, os moradores receberam atendimento e orientações do Centro de Integração da Cidadania (CIC).

Zeladoria – Mais de 20 toneladas de asfalto foram utilizadas na operação tapa-buraco em diversas ruas. Equipes de roçagem passaram pela Avenida Tupiniquins e o cata-treco atuou em todo o bairro.

A Secretaria de Trânsito e Transporte (Setrans) também esteve presente, realizando pintura de sinalizações de solo

Por Caio Mendonça