Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
18/08/2021
Dia do Estagiário: Prefeitura conta com mais de 150 estudantes
Programa oferece, além da bolsa-auxílio, grandes oportunidades para o jovem se preparar para o mercado de trabalho e enriquecer o currículo

‘A culpa é sempre do estagiário’, muitos costumam brincar. Mas hoje vamos pegar mais leve, afinal o dia é todo deles!
Aprendizes da velha guarda e, ao mesmo tempo, ‘professores’ da inovação nos ambientes de trabalho. O que seria das empresas e instituições sem os estagiários para ajudar? A mão de obra, o quebra-galho, o faz-tudo, chame-os do que quiser, mas no final das contas, todos querem ter um estagiário ao lado.
De erros juvenis aos serviços mais elaborados, dignos de funcionários mais experientes, a importância desses estudantes vai muito além do cargo.

Nesta quarta-feira (18) é celebrada a data em homenagem àqueles que conciliam trabalho e estudo.  A data foi criada em 1982, por meio do decreto n° 87.497, revogado em 2019. Mesmo assim, a comemoração continua valendo até hoje.
A Prefeitura de São Vicente é um lar de oportunidades aos estudantes, que conta com 158 estagiários ativos em todas as 23 secretarias. Apenas no último processo seletivo, aberto em julho deste ano, foram realizadas quase 450 inscrições. Diversos aprendizados, experiências novas e enriquecimento curricular, são alguns dos benefícios de estagiar na Prefeitura.

Muitos projetos atuais da Administração Municipal possuem grande influência na vida dos estudantes, como é o caso da iniciativa ‘Acolhe Mãe’, idealizada pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV), e que busca dar suporte às futuras mamães do Município, oferecendo atendimentos psicológicos feitos pelos estagiários e estagiárias. A estudante Jéssica Conçalves, é uma delas. “É um projeto muito importante. Eu também sou mãe e moro na Área Continental. É uma ação que vai beneficiar muitas mães da Cidade e, consequentemente, os bebês. É muito gratificante poder ajudar as pessoas de alguma forma através do estágio”, conta Jéssica.

Tudo começa no estágio, e com o prefeito Kayo Amado não foi diferente e ele conta com entusiasmo um pouco da sua vivência nos primeiros anos de carreira. “Eu estagiei no Instituto da Previdência Municipal de São Paulo por 1 ano e 9 meses. Foi o meu primeiro contato com a administração pública e ali eu tive mais certeza ainda do que eu queria para minha vida: trabalhar para melhorar governos. Eu queria administrar! Lembro do meu primeiro dia, do frio na barriga, da ansiedade de querer fazer tudo certo, mesmo sem saber exatamente o que eu iria fazer. Sou eternamente grato aos meus primeiros chefes, Ronaldo e Cibele, dois contadores que foram fundamentais na minha formação profissional. Me explicavam os assuntos, me davam confiança, me incentivavam na vida. Uma primeira experiência que ajudou a definir os rumos da minha carreira.”

Confira o número de estagiários na Prefeitura:
Gabinete do prefeito: 12
Secretaria de Administração (Sead): 15
Secretaria de Assistência Social (Sead): 4
Secretaria de Desenvolvimento do Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp): 3
Secretaria de Cultura (Secult): 3
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect): 4
Secretaria de Educação (Seduc): 4
Secretaria de Fazenda (Sefaz): 20