Santos - São Paulo - Brasil, 02 de maio de 2024.
24/08/2021
Procon Orienta
Dicas para compras
Na hora de procurar um produto é muito importante seguir alguns passos para evitar problemas.

Primeiro, é importante pesquisar os preços, pois há variações entre os estabelecimentos. Também f
ique atento às informações sobre:
  • preço à vista e a prazo,
  • número de parcelas,
  • taxas de juros mensal e anual.
Importante destacar que as taxas devem estar afixadas em local de fácil acesso de forma legível e clara.

Verificou diferença entre o preço na vitrine e o preço afixado no produto? O Código de Defesa do Consumidor determina que prevalece o menor preço.

Troca de produto
A troca de mercadorias em lojas físicas só é obrigatória quando o produto apresentar algum defeito. No caso de roupas, acessórios, sapatos ou tênis, é importante que o consumidor certifique-se na loja da possibilidade de troca se o presente não agradar ou não servir.

A maioria dos fornecedores realiza a troca para fidelizar e agradar o consumidor. Mas lembre-se: não é uma obrigação legal!

Já nas compras pela internet, o consumidor está amparado pela lei, e poderá pedir a troca ou a devolução da mercadoria em sete dias, sem justificar os motivos nem sofrer penalidade.

Produtos nacionais e importados devem apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade e origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.