Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 13 de abril de 2024.
25/08/2021
NOTÍCIAS
Semana de Prevenção às Deficiências começa com esporte e conversas sobre a qualidade de vida
Participação é aberta à comunidade e aos usuários dos serviços de especialização; atividades se encerram em 26 de agosto
 
A 25ª Semana de Prevenção às Deficiências em São Vicente começou nesta terça-feira (24) com muitas atividades físicas, virtuais e palestras. A prevenção é sempre o melhor meio de se combater muitos problemas de saúde, evitando o agravamento de doenças e gastos maiores no futuro, com medicamentos, cirurgias e tratamentos. 
 
As atividades começaram às 10h, com aula de relaxamento e alongamento muscular. Após o aquecimento, foi a vez de praticar esportes, com o auxilio da tecnologia. Um computador capturava os movimentos do paciente, testando força, resistência e equilíbrio, enquanto a pessoa praticava futebol, boxe ou boliche. 
 
Depois disso, foi a vez da palestra sobre conscientização e prevenção de quedas. “Essa atividade trata da importância da identificação de obstáculos dentro de casa que podem levar à queda, acarretando problemas de saúde mais graves, como a própria deficiência”, enfatiza Luciana Gushiken, responsável técnica do Reabilitar I. 
 
Ao término da ação, os pacientes receberam uma relação de equipamentos esportivos, disponibilizados pela Prefeitura, para seguir com os exercícios. Além disso, os participantes receberam conselhos sobre a prática de caminhada na orla da praia, que ajuda na estimulação e no tratamento. 
 
A aposentada Josefa da Costa Alves, de 69 anos, aproveitou bastante o primeiro dia de atividades. “Eu já fui paciente aqui e fiquei feliz em retornar e rever as pessoas. Gosto de participar sempre que tem essas atividades”, comenta.
 
“Faço tratamento há dois meses, pois sofri um AVC. Estou tentando, aos poucos, recuperar alguns movimentos. Ache muito legal a prática de esportes digitais porque nos estimula bastante”, disse o aposentado Everton Gomes, de 40 anos.
 
Já para a fisioterapeuta Danielle Rodrigues, é sempre bom manter viva a prevenção às deficiências, praticando os cuidados cotidianamente, sempre aliando a tecnologia quando possível. “Muitas pessoas têm videogame em casa, mas desconhecem que ele tem o leitor de movimentos, ferramenta que ajuda no estímulo de movimentos, como se a pessoa estivesse realizando uma atividade ao ar livre”, explica. 
 
Programação – Nesta quarta-feira (25), a programação da Semana de Prevenção continua com um passeio no Orquidário Municipal de Santos. Ao chegar lá, os pacientes realizarão uma caminhada e, em seguida, haverá uma roda de conversa sobre o consumo de alimentos ultraprocessados e os danos à saúde.
 
Confira as demais atividades da semana: 
 
Reabilitar II - Av. Dep. Ulisses Guimarães, 601 - Jardim Rio Branco
- 26/08 – Ciclo de Palestras
9h: Abertura
Marcos Paulo Serrano (responsável administrativo)
Glaucia Roberta de Freitas Souza (terapeuta ocupacional)
 
- 9h15: Apresentação da equipe
Tânia Elizabeth de Moraes (recepção)
Thays Helena de França Santos (serviços gerais)
 
- 9h30: Primeiros socorros: Hipertensão/ AVC/ Diabetes/ Convulsão
Palestrantes: Marcelo L. Trombotto (enfermeiro) e Danielle Bernado (fisioterapeuta)
 
- 10h15: 10 passos para alimentação saudável para adultos
Palestrante: Aline Aparecida de Menezes (nutricionista)
 
- 11h: Roda de vivência
Mediadores: André Luiz Gabriel e Luana Assunção F. Motta (fisioterapeutas), Aristeu Pereira Rodenzo (psicólogo), Erica Costa Castanha (fonoaudióloga) e Nilza Maria Agostinho (Assistente Social)
 
Centro São Camilo - Av. João Franscisco Bensdorp, 261 - Náutica III
 
- 26/08, das 9h30 às 10h30 – Palestra: Importância dos Métodos Contraceptivos
Local: Centro São Camilo
Palestrantes: Ivanilze Aroni (Auxiliar de enfermagem) e Priscila Rezende (Assistente Social)
 
- 26/08, das 14h30 às 15h30 – Palestra: Disfagia e Paralisia Cerebral: Aspectos Relevantes
Local: Centro São Camilo
Palestrantes: Claudia Ferreira e Karina B. Rebuá (Fonoaudiólogas)
 
Por Nicolas Pedrosa


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite