Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 27 de abril de 2024.
28/08/2021
NOTÍCIAS
São Vicente ultrapassa marca de 100 mil pessoas com esquema vacinal completo
Isso representa 29,4% da população geral imunizada 

São Vicente atinge uma importante marca neste sábado (28). A Cidade alcançou expressiva marca de 108.512 pessoas com esquema vacinal completo, ou seja, que tomaram a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ou dose única, algo que deixa a população imunizada realmente protegida. 

Esse número representa 29,4% da população geral da Cidade com o ciclo de imunização completo. 

"São números que refletem diretamente em nossa ocupação de leitos, que caiu consideravelmente. O Município registrou, nesta semana, 20% de leitos de UTI ocupados, o menor índice do ano", declara a diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti. 

Já para a secretária de Saúde, Michelle Santos, além da cooperação da população, isso mostra o comprometimento da atual gestão no enfrentamento à Covid-19. 

"São Vicente não parou de vacinar um dia sequer, desde o dia 20 de janeiro. Com planejamento e organização, a Cidade conseguiu ir além do Plano Estadual, antecipando públicos na campanha para imunizar toda a população adulta. Agora, nossa meta é vacinar todos os nossos jovens de 12 a 15 anos", enfatiza. 

Para concluir, a secretária indica que o número de pessoas com o esquema vacinal completo deve aumentar ainda mais em setembro. 

Importância da segunda dose - Muitas pessoas não sabem, mas a primeira dose provoca um estímulo de resposta do sistema imune, produzindo anticorpos para defender o organismo do vírus. Mesmo assim, isso ainda não é o suficiente para proteger a pessoa. 

"A segunda dose fará com que a produção desses anticorpos seja melhor ainda e nos deixe imunes por mais tempo. A eficácia da vacina se torna maior, melhor e duradoura", afirma Luciana Schiavetti. 

Por isso, é fundamental que, ao tomar a primeira dose, o munícipe confira seu cartão de vacina e retorne no prazo indicado para tomar a segunda dose. 

"Mesmo quem perdeu o prazo deve retornar ao posto para se imunizar. Só após 15 dias da segunda dose é que a pessoa está protegida. Além disso, evita a disseminação de novas variantes", ressalta. 

Por Nicolas Pedrosa

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite