Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
09/09/2021
NOTÍCIAS
Jovem troca presente de aniversário por doações à entidade que cuida de idosos
Com ajuda do Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, adolescente de 16 anos entrega 100 quilos de alimentos ao Lar de Amparo da Vovó Walquiria
 
A tradicional, e tão sonhada, festa de 15 anos não aconteceu para Laura Beatriz Ferreira, já que as comemorações foram interrompidas por conta da pandemia da Covid-19. O contratempo não desanimou a jovem, que decidiu tornar a data ainda mais especial. No seu aniversário de 16 anos, ainda vivendo a situação de pandemia, a menina resolveu fazer uma festa para a família com o tema ‘15 1’. Mas o que chamou a atenção durante a comemoração foi a mensagem enviada aos familiares. No lugar de roupas, sapatos, perfumes e outras tantas opções de presentes, Laura pediu apenas uma coisa: cestas básicas para serem destinadas às pessoas em situação de vulnerabilidade social. A corrente de solidariedade começava, então, a se formar.
 
Seguindo o exemplo de seus pais e avós, que sempre demonstraram a importância de ajudar o próximo, Laura começou cedo seu comprometimento nas causas sociais, engajada em arrecadar alimentos e fazer as doações. “Em casa ou na escola, eu sempre busquei aprender sobre projetos de solidariedade. Nunca me apeguei tanto em ganhar presentes, por isso tive a ideia de aproveitar a oportunidade para fazer o bem com minha família. Planejamos tudo, desde o local onde doar, até a forma de pedir as doações aos convidados da festa. Todos apoiaram e ajudaram a divulgar com amigos e conhecidos. Fiquei muito contente”, revela a adolescente. 
 
No convite, constavam somente informações importantes, como data, horário e a relação de instituições que precisavam de ajuda, seguido do pedido de presente: pelo menos um quilo de alimento não perecível. “Temos o privilégio de ter um cobertor, uma comida quentinha, uma cama. Temos que pensar em reduzir um pouquinho os gastos supérfluos, para ensinar essa nova geração, que tem tudo de forma muito fácil e descartável. Que esses jovens, em vez de trocarem de telefone celular todo ano, reflitam sobre pequenas propostas para fazer a diferença. Não é preciso que todos abram mão de presentes, como a Laura fez, mas que façam alguma coisa, porque o pouco já é suficiente para muita gente. Se você não tem dinheiro, doe tempo, carinho ou atenção”, explicou a mãe da aniversariante, Daniela Gomes Ferreira. 
 
Ao se questionar onde faria as doações, a família pensou no Fundo Social de Solidariedade de São Vicente, e marcou de fazer as entregas. No total, foram 257 quilos de alimentos doados, sendo 100 quilos através da estudante e 157 quilos através do FSS-SV. 
A presidente do Fundo Social, Thaynã Carneiro, sugeriu que Laura e seus pais acompanhassem o processo de destinação dos alimentos até o fim. Dessa forma, a família acompanhou a entrega no Lar de Amparo Vovó Walquiria. “São iniciativas como essa que nos fazem ter mais energia para continuar ajudando e buscando, nesta nova geração, uma esperança para o amanhã. O Fundo Social de Solidariedade está sempre de portas abertas para receber doações e escutar histórias como essa, que fazem a diferença”, disse Thaynã.
 
O lar existe desde 1993, e atende idosos que não têm família, foram negligenciados ou não têm condições de pagar pela estadia em uma casa de repouso. “Hoje sentimos muita gratidão. Ver nosso trabalho sendo reconhecido pela população e, principalmente, por adolescentes que a gente não espera que se comovam com certas situações, é gratificante demais. É muito bom ver esse exemplo de participação e visão dentro da necessidade de um idoso”, afirmou Tálita Sousa, uma das colaboradoras do Lar. 
 
O Fundo Social de Solidariedade fica na Rua Benedito Calixto, 205 – Centro. O horário de funcionamento é das 9h às 17h. 
 
Por Manoela Lopes

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite