Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
11/09/2021
NOTÍCIAS
No Dia Mundial do Crochê, Prefeitura realiza fim de semana cultural
Secretaria de Cultura promove atividades artesanais gratuitas e música ao vivo neste domingo (12), das 14h às 18 horas 
 
Em comemoração ao Dia Mundial do Crochê, neste domingo (12), a Praça 22 de Janeiro, em frente ao Espaço Multicultural, recebe oficinas de artesanato, exposições, rodas de conversa e inúmeras atividades manuais. 
 
Com a meta de reunir 30 artesãos – cadastrados pela Prefeitura – a iniciativa da Secretaria de Cultura (Secult) pretende homenagear essa prática milenar e apresentar os seus benefícios. 
 
Das 14h às 18 horas, os profissionais e munícipes que queiram participar, de forma gratuita, terão a oportunidade de confeccionar quadradinhos para mantas, casacos, sapatos e toucas de bebê. Além disso, poderão partilhar diversas histórias pessoais sobre o tema. Ao final, todos os produtos criados serão doados ao Fundo Social de Solidariedade (FSS-SV). 
 
No ramo há mais de quatro décadas, Valéria Uchõa, de 53 anos, toma a frente da iniciativa desde 2017 e, neste ano, busca promover a compreensão social sobre o papel do artesanato na vida das pessoas. “É uma prática que gera renda, e é um instrumento de socialização e até terapia. Neste evento, queremos criar, acima de tudo, um ambiente acolhedor.” 
 
O local também recebe a presença do músico Sandro Oliveira, que apresentará seu repertório de MPB no local. 
 
Doações – Aqueles que quiserem, podem contribuir com as atividades, doando peças como lãs, linhas, agulhas e demais utensílios utilizados no crochê. 
 
O artesanato é um segmento artístico que contribui na geração de renda de milhares de trabalhadores da cultura pelo Brasil. 
 
Sendo uma das expressões mais antigas da Cidade, o artesanato se fortaleceu a partir da década de 1970 em São Vicente, colaborando com a ocupação de praças, a potencialização de pontos turístico-culturais, e o desenvolvimento econômico local. 
 
Outras ações voltadas ao artesanato 
 
A partir de 19 de setembro, a Biquinha abrigará a Feira de Fios de São Vicente, que será realizada todos os domingos, das 16h às 21 horas. 
 
Dando ênfase nos trabalhos vicentinos feitos à mão, a Secult disponibilizou um formulário para inscrições dos profissionais interessados em participar da Feira. O cadastro deve ser feito pelo link: https://tinyurl.com/feira-defiossv 
 
Vale lembrar também que, aos sábados há a Feira de Artesanato "Calunga Mix", que funciona das 14h às 18 horas, no Parque Cultural Vila de São Vicente. 
 
Por Henrique Miguel


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite