Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
17/09/2021
Prefeitura lança programação especial com atividades para Semana do Trânsito
Ações começam neste domingo (19), às 15h, na Praça da Biquinha

Para comemorar a Semana Nacional do Trânsito, que é de 18 a 25 de setembro, a Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans), promove, a partir de domingo (19), um cronograma especial de ações educativas.

Neste domingo, os profissionais entram em ação no Festival da Primavera, das 15h às 17h, na Praça da Biquinha. A equipe da Setrans montará um pequeno circuito para que os munícipes executem tarefas simples, utilizando um óculos ‘Drunk Buster’, que simula sintomas de embriaguez. O objetivo é conscientizar o cidadão sobre a importância de estar sóbrio nos momentos em que conduz algum veículo.

"Neste ano o tema é 'No trânsito, sua responsabilidade salva vidas', e tem por objetivo trazer debates e reflexões acerca da responsabilidade de todos os envolvidos no trânsito, com vistas a tornar o deslocamento das pessoas mais seguro, reduzindo os riscos de acidentes", explica o secretário de Trânsito, Alexandre Martins.

A Semana Nacional do Trânsito foi criada em 1997 pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e tem como finalidade incentivar o respeito às normas de trânsito. Neste sentido, campanhas são desenvolvidas no Brasil inteiro, visando combater, sobretudo,  a irresponsabilidade dos motoristas.  Em São Vicente, as ações seguem até o fim do mês.

Confira a programação completa das atividades:

- Óculos simulando embriaguez
Local: Praça da Biquinha
Data e horário: 19/09 - 15h às 17h

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Local: Praça Barão do Rio Branco
Data e horário: 21/09 - 09h às 12h
Nesta ação, a Setrans irá preencher as vagas de estacionamento com cadeiras de rodas. A iniciativa busca realizar a ‘operação inversa’, mostrando à população geral o quanto ocupar uma vaga para PCD ou idoso, pode ser prejudicial.

- Dinâmicas de trânsito voltadas ao público infantil
Local: Rua Santa Cruz, 100 Escola de Educação Infantil Criatitta
Data e horário: 21/09/2021 e 22/09/2021 - 14h30 às 16h30
Os agentes levarão símbolos de trânsito para o meio escolar, como forma de orientar as crianças da rede municipal.

- Dia do Agente de Trânsito
Em alusão à data que homenageia os profissionais, será produzido um vídeo, elencando as funções de um agente de trânsito no dia a dia.

- Dia Nacional do Trânsito
Local: Shopping Brisamar
Teatro filmado em referência à mudança de sinalização em frente ao Shopping Brisamar. A performance levanta a questão de um passageiro, solicitando que o motorista de aplicativo pare no local para desembarcar, porém o condutor acredita que não possa parar no local em questão. A partir disso, um agente de transito intervém, e explica o funcionamento da nova sinalização. O vídeo estará disponível nas plataformas de comunicação da Prefeitura.

- Dinâmicas de trânsito voltadas ao público infantil
Local: Av Presidente Wilson, 1437 Escola Batista