Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
17/09/2021
NOTÍCIAS
De sofá a televisão, ação recolhe resíduos em manguezal na manhã desta sexta-feira (17)
Equipe percorreu região do Mar Pequeno com cinco embarcações, durante ‘faxina’ em alusão ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (18)

Dois sofás, uma televisão, dois pneus, cobertores, roupas, mochilas, brinquedos e embalagens pets num único local. Os itens poderiam ser de uma de loja em promoção. Porém, infelizmente, fazem parte do lixo encontrado na manhã desta sexta-feira (17) na região de mangue no Mar Pequeno, em São Vicente. A ‘faxina’ foi realizada pela equipe da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Marina Dona Rosa. Cinco embarcações em comboio foram utilizadas. 

Durante as três horas de força-tarefa, com participação também de funcionários do Parque Ecológico Engenheiro Tércio Garcia, foram coletados diversos resíduos trazidos pela maré.
O secretário-adjunto da Setur, Bruno Medeiros, destaca sobre a importância da ação em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza, celebrado neste sábado (18). “O local é riquíssimo em biodiversidade, pois os mangues funcionam como um berçário de várias espécies de peixes, crustáceos, moluscos, anfíbios e aves”, observa Bruno, lamentando deparar com resíduos no mesmo ambiente onde se contempla guarás, uma espécie lindíssima da fauna local.

O resultado da ação deve refletir na conscientização das pessoas no momento de dar um destino ao lixo. “Não existe ‘jogar fora’. Esta é uma iniciativa muito importante do poder público, mas é a ponta do iceberg. O principal precisa vir em forma de cidadania, para preservar o meio ambiente, as costas, o mar e o mundo”, completa o secretário-adjunto, reforçando a importância da parceria com a Marina Dona Rosa, que disponibilizou as embarcações. “Vamos ampliar esse diálogo com outras marinas e demais secretarias, além de envolver a população para ações com frequência maior em nossa Cidade”.

Chefe de gabinete da Setur, Rodrigo Rosário salienta que “todo esse resíduo retirado do mar deve agregar a conscientização de todos, sabendo-se que é um local muito explorado, onde muitas pessoas vêm pescar e praticar esportes aquáticos”. 
Sócia da Marina Dona Rosa, Lirian Marcelle Simões de Lima afirmou que o convite vindo da Secretaria de Turismo (Setur) foi uma honra. “Queremos mostrar um pouquinho como está a situação nos manguezais. A parte do setor náutico é muito forte, com a prática de stand up, lanchas, jetskis, pescaria e lazer em geral”. 

O volume do material recolhido nesta sexta-feira (17) será somado ao material que será recolhido no sábado (18) pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), em nova ação na praia do Gonzaguinha. Só então os resíduos serão separados e pesados. 

Por Carmen Doria

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite