Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
18/09/2021
NOTÍCIAS
Dia Mundial da Limpeza: Quase 70 quilos de lixo a menos e muitas lições para o futuro
 Em São Vicente, participação de crianças e adolescentes marca mutirões no Gonzaguinha e no Gleba 
 
Completando as atividades do Dia Mundial da Limpeza, a Secretaria do Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), da Prefeitura de São Vicente, realizou dois mutirões neste sábado (18). No Gonzaguinha, a ação foi voltada para a limpeza da praia. Já no Gleba, o foco esteve nas margens do Rio Boturoca. 
 
No total, foram recolhidos 68,2 Kg de resíduos, sendo 13,7 Kg de materiais recicláveis e 54,5 Kg de materiais não recicláveis. 
 
O destaque deste sábado foi a participação de crianças e adolescentes. Na área Insular, cerca de 30 alunos da escola Cruz Azul, da Polícia Militar, participaram da ação. Na Área Continental, foram 10 crianças do projeto Anjos da Natureza. O evento também teve a participação da cooperativa Coopernatureza. 
 
Para Iracy Lea Pécora, coordenadora da Semam, a participação dessa nova faixa etária é importante, já que as crianças são agentes multiplicadores. “Elas vão divulgar e contar para os pais e pessoas que conhecem.” 
 
Iracy também destaca que o mais importante é que a população tenha consciência que não se deve descartar resíduos de forma incorreta. 
 
Voluntários
Ao todo, mais de 60 voluntários participaram da ação. Uma delas foi Marina Araújo, moradora de São Vicente há um ano e meio. Ela é fã da iniciativa e atua nos mutirões desde o primeiro mutirão de 2021. “É uma sensação de que posso fazer algo necessário e, ao mesmo tempo, conscientizar as pessoas. Cada um enxerga que é possível fazer a sua parte.” 
 
Funcionária do Colégio Cruz Azul, Marina ajudou a trazer as crianças para o projeto. “Muitos deles não têm noção do que é possível fazer em projetos como esse. Se impressionam com os trabalhos de reciclagem. As crianças passam a ter um olhar diferente e prestam atenção que também existem resíduos pequenininhos, não apenas os maiores.” 
 
Os mutirões Ecomar são realizados mensalmente, organizados pela Semam. Para participar como voluntário, basta enviar uma mensagem para o WhatsApp (13) 99738-6206. 
 
Por Vinicius Claro


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite