Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
21/09/2021
NOTÍCIAS
Dia do Radialista: Rádio Primeira, do FM ao digital
Prefeitura de São Vicente recebe visita de radialista nesta terça-feira (21) e celebra crescimento de podcasts nas mídias digitais 

A voz, transmissora das notícias, sentimentos, informativos e inúmeras emoções. Quanta importância ela teve ao longo da história. Como podem ‘’apenas’’ palavras impactarem tanto a vida das pessoas? Esses são só alguns dos trabalhos dos locutores do país, e em homenagem a eles, no dia 21 de setembro, é comemorado o Dia Nacional do Radialista. 

Em São Vicente, há onze anos a Rádio Primeira conta com grandes radialistas em sua coordenação, desde sua criação em canal aberto na frequência 106,1 FM, com Renato Pirauá, até a atual era digital, com Marcos Machado, diretor da área. 

Este meio de comunicação surgiu como um dos mais importantes pontos de interação entre o poder público e os cidadãos e, coincidentemente, nesta terça-feira (21), um dos ícones da comunicação no Município, o radialista vicentino Roberto Fonseca, de 79 anos, conhecido como ‘Roberto musical’ visitou a Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom) e contou sobre suas experiências. 

Com cerca de 40 anos de histórias radiofônicas e mais de cinco décadas no ramo da música, Fonseca trocou figurinhas com os comunicadores da Prefeitura sobre as suas passagens na Rádio Clube, Atlântica, Tribuna, Metropolitana, e nos eventos, nos quais foi mestre de cerimônia, tanto em São Vicente quanto em São Paulo, nas Rádios Globo e Bandeirantes, ao lado de grandes nomes do radiojornalismo brasileiro como José Silvério, Joelmir Beting, Juarez Soares, entre outros. 

Em meio à chegada das mídias sociais, Fonseca acredita que o Rádio sempre terá espaço no cotidiano das pessoas. “É de pai para filho. O rádio não vai acabar. Pode ser no lugar mais longe, onde não há luz, ele vai se manter e resistir ao tempo. É um público fiel.” 

Mesmo longe da profissão desde o ano passado, o radialista não se afastou dos microfones. Beirando os 80 anos de idade, Fonseca fará parte do Festival da Primavera de São Vicente, que é realizado até 17 de outubro. 

Na sexta-feira (24), o Espaço Multicultural, localizado na Praça 22 de Janeiro, abrigará o evento ‘Musicalidade Total’, em que o maestro vicentino tocará piano/teclado junto à cantora Suzi Cardim, a partir das 18h. O evento será gratuito. “Espero que as pessoas venham prestigiar.” 

Podcasts

Assim como o marcante Repórter Esso, a Prefeitura de São Vicente vem se aprimorando cada vez mais, para também ser uma testemunha ocular da história, só que da Cidade. E o podcast é uma das ferramentas para levar informação à população.

Atualmente, a Rádio Primeira conta com mais 70 podcasts divididos em 3 segmentos e já atingiu 3.255 visualizações com os programas 'As Melhores da Semana' (29 episódios), 'Subprefeitura em Ação' (23 episódios) e 'Podcasts Especiais' (24 episódios).

E para melhorar a comunicação entre os munícipes, entre julho e agosto, o radialista Sergio Fialho deu uma consultoria aos comunicadores da Prefeitura. Com passagens pelas rádios Transamérica e Antena FM, o ex-professor do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) trouxe duas semanas de aulas sobre locução, edição, além de dar dicas sobre o meio radiofônico.

“As profissões evoluem. Acredito que o podcast é um braço de tudo que acontece no rádio, porém, com uma programação mais diluída, mais solta”, explica Sergio. De acordo com Fialho, a transição entre o AM/FM para o digital é apenas uma questão de adequação. “O rádio vai durar por muito tempo.”  

Origem – Dia do Radialista

Em 21 de setembro de 1943, o ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, decretou o salário mínimo para estes profissionais da comunicação. Alguns, porém, comemoram a data em 7 de novembro.

O então presidente em 2006, Luis Inácio Lula da Silva, alterou a data por meio da Lei nº 11.327, de 24 de julho do mesmo ano, em alusão ao famoso músico e radialista Ary Barroso. Assim sendo, as duas datas são válidas e celebradas pelos profissionais do setor. 

Por Henrique Miguel

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite