Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 18 de abril de 2024.
22/09/2021
NOTÍCIAS
Dia Mundial Sem Carro: economia com mais qualidade de vida e menos poluição
Data é comemorada nesta quarta-feira (22), e ressalta a importância do uso de transportes não poluentes, sempre que possível
 
 
Reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida. Celebrado nesta quarta-feira (22), o ‘Dia Mundial Sem Carro’ dá sequência à Semana do Trânsito, e chama a atenção para a importância de o cidadão aderir, sempre que possível, à utilização de meios de transporte não poluentes. 
 
Evidentemente, em pleno século XXI, a utilização do veículo pode não ser escolha, e sim necessidade. Entretanto, já parou para pensar na possibilidade de compartilhar uma carona? Além de ser economicamente vantajoso, já que um rateio pode ser feito para o combustível, a medida contribui para um trânsito mais rápido (com menos veículos), seguro e ameniza o prejuízo ao meio ambiente. 
 
No calendário brasileiro desde 2001, o Dia Mundial Sem Carro visa a conscientização a longo prazo. Afinal, é uma data específica que olha para o futuro, com mais sustentabilidade, menos poluição e, consequentemente, mais qualidade de vida. O presidente da Associação Brasileira de Ciclistas (ABC), Jessé Teixeira, chama a atenção sobre o tema. “É um dia reflexivo e dedicado àqueles que desejam respirar melhor. Se a pessoa puder trocar o carro pela bicicleta ou transporte coletivo, certamente vai contribuir muito com a sociedade.”
 
De acordo com a Associação, mais de 150 mil pessoas transitam de bicicleta pelas ruas de São Vicente. Uma delas é a Kelly Couto, de 41 anos, moradora do bairro Esplanada dos Barreiros. Ela lembra que ganhou a primeira bicicleta aos 4 anos. Desde então, não largou mais a “magrela”, pedalando rumo à escola na infância e adolescência e depois, na vida adulta, usando como transporte para o trabalho. “Notei que era mais prático, saudável e econômico, bem mais barato que pegar ônibus todos os dias”. Kelly chegou a comprar uma moto, mas não resistiu ao velho amor e comprou uma nova bicicleta. “É muito bacana, pois além de servir como atividade física, a gente vai admirando a paisagem. É uma verdadeira paixão”, revela Kelly, que também utiliza o ciclismo como terapia, por recomendação médica.
 
Semana Metropolitana da Mobilidade Cicloviária - Para quem está disposto a aderir à diminuição do uso dos carros, de quarta-feira (22) a domingo (26) a Associação dos Ciclistas promove na Baixada Santista uma série de atividades em alusão à Semana Metropolitana da Mobilidade Cicloviária, comemorada sempre na última semana do mês de setembro. 
 
Em São Vicente, a ação será no domingo (26), com um passeio ciclístico na orla da praia. A concentração tem início às 9h30, em frente à Ilha Porchat, com saída às 10 horas rumo à Ponta da Praia, em Santos. Inscrições devem ser feitas pelo email abciclistas768@gmail.com. Não há cobrança de taxa, mas o participante deve doar uma caixa de bombom, destinada a entidades assistenciais de São Vicente. 
 
A semana tem como objetivo incentivar a utilização da bicicleta como instrumento de trabalho, o que qualifica a saúde e diminui o fluxo de trânsito nas rodovias. 
 
Texto: Guilherme Sibilio
Arte: Gabrielle de Araújo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite