Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
23/09/2021
NOTÍCIAS
Dia do Agente de Trânsito homenageia profissionais que se dedicam por um trânsito seguro
Em São Vicente, equipes realizam ações de conscientização ao longo do ano, especialmente nesta semana dedicada ao trânsito
 
O dia 23 de setembro é dedicado aos agentes de trânsito, profissionais que não medem esforços para garantir a segurança nas vias públicas. O ‘Dia Nacional do Agente da Autoridade de Trânsito’ foi sancionado em 2013, pela então presidente da República, Dilma Rousseff. 
 
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) traz em seu artigo 74 a obrigatoriedade, por parte dos órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito (SNT), de possuir uma coordenação educacional de trânsito. E, de fato, esse papel é fundamental para que tenhamos cidadãos conscientes nas ruas, avenidas e estradas do país.
 
Em São Vicente, a Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) leva muito a sério esse papel, e os agentes têm percorrido vários pontos da Cidade, transmitindo mensagens de prevenção aos acidentes, especialmente nestes dias, já que estamos na Semana Nacional do Trânsito. 
 
No último domingo (19), os profissionais entraram em ação no Festival da Primavera, na Praça da Biquinha. A equipe montou um pequeno circuito para que os munícipes executassem tarefas simples, utilizando óculos ‘Drunk Buster’, que simulam sintomas de embriaguez. O objetivo foi conscientizar o cidadão sobre a importância de estar sóbrio nos momentos em que conduz algum veículo.
 
Na terça-feira (18), em razão do ‘Dia de Luta da Pessoa com Deficiência (PCD)', os agentes estiveram na Praça Barão do Rio Branco, ocupando as vagas de estacionamento com cadeiras de rodas e andadores. A intenção foi ‘inverter a situação’, mostrando o quanto ocupar uma vaga destinada às pessoas com deficiência ou idosos pode ser prejudicial. 
 
Bem antes da Semana do Trânsito, os agentes já haviam promovido diversas ações educativas, com grande atuação em maio, durante a campanha ‘Maio Amarelo - Respeito e Responsabilidade: pratique no Trânsito’.
 
"Os agentes da Autoridade de Trânsito desempenham um papel educador que, apesar de pouco percebido pela população, é fundamental na melhoria da mobilidade urbana e segurança viária. Quando estão executando ações de operação e fiscalização de trânsito, sua presença reduz o risco de acidentes e congestionamentos, pois os condutores tendem a seguir as regras de trânsito quando os visualizam", explica o secretário da Setrans, Alexandre Martins.
 
As situações de emergências relacionadas a acidentes de trânsito e outras ocorrências devem ser comunicadas pelo telefone 0800-7715194. Em caso de reclamações ou sugestões sobre as vias, o cidadão pode recorrer à sede da Setrans (Rua Teotônio Gonçalves Corvelo, 532 - Náutica III), ou acionar o setor pelo número de telefone: (13) 3465-9000. O horário comercial é das 9h às 17h. Outro caminho é a Ouvidoria Municipal, que pode ser acessada através do link: https://falabr.cgu.gov.br/publico/SP/SAOVICENTE/Manifestacao/RegistrarManifestacao

Para ficar por dentro da programação da Semana do Trânsito, basta acessar as plataformas da Prefeitura:
 
Instagram: @saovicenteoficial
Youtube: TV Primeira
Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite