Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
24/09/2021
NOTÍCIAS
Prefeitura realiza nova faxina no Porto das Naus nesta sexta-feira (24)
Foi o quarto mutirão de limpeza este ano no local. Secretaria de Turismo segue o cronograma de cuidados com os equipamentos turísticos da Cidade
 
O primeiro sítio histórico da colonização do País recebeu novos serviços de manutenção na manhã desta sexta-feira (24). O Porto das Naus, em São Vicente, teve o quarto mutirão de limpeza pelas mãos da Secretaria de Turismo (Setur) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup).
 
Colhendo mais de 20 sacolas de resíduos, as equipes da Prefeitura realizaram a limpeza dos mangues e rios, poda de vegetação, roçagem, além da retirada de lixo no local, situado na Avenida Tupiniquins, no bairro Japuí.
 
De acordo com o secretário adjunto de Turismo, Bruno Medeiros, desde o inicio dos trabalhos, no começo do ano, foram constatados vários problemas na região ”Quando entramos em janeiro, o mato chegava a mais de um metro. Encontramos centenas de papéis, garrafas e todo tipo de resíduo”.
 
Medeiros aponta que, além do descarte, o Porto das Naus sofria com a questão da segurança, por conta das diversas depredações. Junto a isso, o lugar reunia pessoas em situação de vulnerabilidade e usuários de entorpecentes.
 
“O local se encontrava num nível de abandono de décadas. Era apenas mato. Já temos um projeto e estamos fazendo um trabalho de cuidado para que posteriormente o espaço turístico tenha um propósito muito maior para São Vicente.”
 
O secretário destaca que todas as ações da Setur possuem um rígido planejamento ‘’Elencamos uma série de patrimônios históricos para agirmos rapidamente”.
 
Porto das Naus – As primeiras atividades na região foram realizadas antes mesmo da chegada de Martim Afonso, em São Vicente, e é considerado o primeiro depósito de mercadorias de embarque e desembarque do Brasil. Posteriormente, a área também foi utilizada pelo capitão-mor Jerônimo Leitão como engenho de cana-de-açúcar. 
 
Primeiro sítio histórico da colonização brasileira, o Porto das Naus foi declarado Monumento Nacional pela Lei Federal 1.618-A de 6 de junho de 1952. Também foi tombado pelo Sphan – Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 17 de janeiro de 1955, e pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico e Turístico do Estado de São Paulo, em 30 de março de 1982.
 
Por Henrique Miguel
Foto: Aline Silverio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite