Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
27/09/2021
Oficina Jardim Vertical recebe elogios do público no Festival da Primavera
Participantes gostaram das técnicas de aproveitamento de material reciclado em oficina com duração de uma hora neste domingo (26)

Quem compareceu à oficina “Dicas de Jardinagem – Como montar um jardim vertical”, não se arrependeu. É o caso da moradora de Mauá, no grande ABC, Maria Vitória Aparecida da Silva. “Adorei a oficina! Sou bem leiga nessa parte de jardinagem e foi bem interessante e prático de ser montado. Tanto é que irei aplicar a dica que eu aprendi em casa”, comentou, feliz por levar para a casa o jardim vertical que ela mesma montou durante a oficina. “Vou colocar em casa e mostrar, principalmente para minha mãe, que gosta, e fazer outros para decorar nossa varanda lá de casa”.

A oficina, que integra a programação do Festival da Primavera, na Praça 22 de Janeiro (Gonzaguinha), aconteceu na Tenda da Secretaria de Turismo (Setur), sob o comando de Lilian Jolie. Com o tema da Primavera, o curso teve até fila de espera para a inscrição. Ao todo, 15 pessoas participaram.

A aposentada Maria Helena Rodrigues, moradora do Marapé, em Santos, também teceu elogios a Lilian Jolie. "Eu vim de Santos só por causa dessa oficina. Adorei” Ela me chamou para fazer junto! Fiquei muito feliz”.

Compartilhando da mesma opinião que Maria Helena, a moradora também do Marapé, Susi Santos Lopes Rodrigues, ressaltou que as dicas que a Lilian deu foram interessantes e de fácil aprendizado.

Após a oficina foram sorteados dois jardins verticais e três participantes fizeram o jardim na hora, com as instruções de Lilian Jolie. “Depois de prontos, cada um levou para casa o que produziu”.

Terrário - No próximo domingo (3), Lilian retorna com a Oficina de Montagem de Terrário, das 17h às 18h. Os interessados devem se inscrever 30 minutos antes do início da oficina, que ocorre na Tenda da Setur (Praça 22 de Janeiro). As vagas são limitadas. "Vou ensinar como preparar a terra, os tipos de pedra e quais materiais utilizar”, detalha a criadora de conteúdo digital.

Currículo – Lilian Jolie é idealizadora do projeto “Viajar, Curtir e Comer”, onde dá dicas de “Turismo”, “Cultura”, “Faça Você Mesmo” e “Gastronomia” para milhares de seguidores no Youtube.

Primavera – O Festival de Primavera teve início em 16 de setembro e segue até 17 de outubro. O evento envolve todas as secretarias da Administração Municipal, que promovem ações variadas nas praças da Biquinha, 22 de Janeiro e Tim Jobim; Espaço Multicultural; Parque Cultural Vila de São Vicente; e Rua do Colégio. Na Praça 22 de Janeiro, foodtrucks trazem um tema gastronômico a cada semana.

A organização do Festival da Primavera envolve o trabalho de cerca de 300 pessoas, direta ou indiretamente, sendo que 85% delas são de São Vicente.

O evento conta com segurança feita pela Guarda Civil Municipal (GCM) e apoio da Polícia Militar (PM).

Fique ligado nas redes sociais e site da Prefeitura, para conferir a programação desta semana.

Por Carmen Doria