Santos - São Paulo - Brasil, 29 de abril de 2024.
29/09/2021
Pets ganham nomes famosos, fazem sucesso nas redes sociais e aguardam um novo lar
Prefeitura de São Vicente promove campanha de adoção; personagens dos Flintstones e da série La Casa de Papel  inspiram escolha dos nomes dos animaizinhos da Zoonoses

“É um entra e sai de cães e gatos, principalmente filhotes, e eu continuo aqui, na esperança que alguém me leve para casa para que eu possa curtir minha velhice com tranquilidade”. Se ele pudesse falar, essa frase seria dita pelo Barney, um dos cãezinhos disponíveis para adoção no Departamento de Zoonoses de São Vicente (Dezon). Ele é o famoso ‘caramelo’ e tem nove anos.

A Prefeitura de São Vicente iniciou nesta semana uma campanha de adoção com o objetivo de encontrar um novo lar e uma família cheia de amor para os animais abrigados na Zoonoses da Cidade. Sendo assim, as redes sociais da Administração foram tomadas por fotos e textos bem humorados para falar desse assunto tão sério. A equipe da Secretaria de Imprensa e Comunicação Social (Seicom) usou a criatividade e os bichinhos nomes bem conhecidos do universo cinematográfico e dos desenhos animados.

Quem não se lembra da querida família da Idade da Pedra, os Flintstones? Alguns cãezinhos ganharam nomes de personagens do desenho que marcou gerações e o ‘Bambam’ vicentino tem só um aninho e há três meses também aguarda um novo lar. Ele é porte médio, muito dócil e se dá bem com outros cães. Claro que não poderia faltar o ‘Fred’, que tem cinco anos e pelagem branca.

Além deles, há mais quatro cachorros de portes médio e grande, com idades variadas. Alguns deles precisam ser “filhos únicos”, pois preferem a companhia de humanos a outros animais. Todos já estão castrados, vacinados e chipados.

O destaque fica para os nove filhotes de aproximadamente 60 dias, três fêmeas e seis machos, que foram batizados com nomes dos personagens da série La Casa de Papel: Lisboa, Professor, Nairóbi, Tóquio, Rio, Denver, Berlim, Moscou e Helsink. Mas cuidado, eles não estão de olho no dinheiro da casa da moeda, querem mesmo é roubar o coração de um humano!

Apesar dos cães serem a maioria na Zoonoses de São Vicente, nem só latidos se escutam por lá. Dois gatinhos, um macho preto e branco, apelidado de Jay-Z, e uma fêmea tricolor, batizada de Beyoncé, também esperam um lar seguro e acolhedor para chamar de seu. Ambos têm entre 45 e 60 dias de vida.

A Dezon destaca que, em casos de adoção de animais adultos, eles já se encontram vacinados contra raiva, castrados e chipados. Já os filhotes com menos de quatro meses são entregues ao novo tutor com um ‘vale-castração’, para posterior agendamento da cirurgia. Além disso, todos receberão um ‘vale-vacina’, para receberem o imunizante V8.

Quem quiser conhecer essas fofuras pode fazer uma visita ao Dezon, que fica na Rua Catalão, 300, na Vila Voturuá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 16h. Para adotar, basta levar comprovante de residência e documento com foto. Mais informações pelo telefone (13) 3561-1604.

Para conhecer virtualmente os animais, basta acessar as redes da Prefeitura:

Por Carmen Doria e Isabella Paschoal
Fotos por Tadeu Filho