Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
07/10/2021
Festival da Primavera e Praça 22 são destaques em congresso no México
Prefeito de São Vicente, Kayo Amado, apresentou projeto do evento durante palestra no Smart City Expo Latam Congress 2021

É inegável que o Festival da Primavera mudou a cara da região compreendida pelas Praças 22 de Janeiro, Tom Jobim, Biquinha, Rua do Colégio e Parque Cultural da Vila de São Vicente. Antes sem “vida” e, até certo modo, abandonados há muito tempo, estes locais agora voltaram a reunir famílias, atividades culturais, turísticas, gastronômicas e diversão para a criançada.

Ao ser pensado, o Festival teve como foco a reocupação pelo poder público de um espaço antes degradado, devolvendo-o à comunidade, reaquecendo a economia e o comércio na Cidade e oferecendo à população opções de lazer.

A ideia partiu do prefeito Kayo Amado e envolveu todas as secretarias da Administração Municipal. 	Resultado: moradores e turistas abraçaram o Festival da Primavera, que foi muito bem aceito e segue com programação até 17 de outubro, servindo de modelo para outros eventos que serão planejados para aquela região.

Durante a participação no Smart City Expo Latam Congress 2021, que é realizado na cidade de Mérida, capital de Yucatán, no México, Kayo Amado foi convidado a discursar na última terça-feira (5), ocasião em que citou o projeto do Festival da Primavera e todo o significado que o evento envolve para o espaço urbano de São Vicente.

Falando em espanhol, o prefeito vicentino apresentou a cidade de São Vicente, falou de suas ideias para o desenvolvimento da Cidade e enalteceu o desafio de ressignificar a Praça 22 de Janeiro, com o Festival da Primavera. “Acredito que consegui levar o nome da nossa cidade para as várias autoridades presentes neste congresso internacional, e espero que daqui saiam importantes parcerias”, disse Kayo Amado.

Durante a palestra, o chefe do executivo vicentino também falou da recuperação da área no Catiapoã, próximo às ruas Lions Club e João Batista Robortela, que recebeu amplo trabalho de zeladoria, com instalação de praça com brinquedos para as crianças do bairro.

Encontros

No início da semana, o prefeito de São Vicente, Kayo Amado, se encontrou com o prefeito da cidade de Mérida, capital de Yucatán, no México, Renán Concha. Também estiveram presentes o prefeito de Ribeirão Preto (SP), Duarte Nogueira e de Ribeirão das Neves (MG), Junynho Martins. Eles fazem parte da delegação brasileira da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que participa do Smart City Expo Latam Congress 2021, congresso que reúne representantes de cidades, instituições públicas e privadas, com o objetivo de identificar desafios comuns e apresentar soluções para um melhor planejamento urbano.

Durante a visita ao prefeito de Mérida, Kayo Amado apresentou a cidade de São Vicente, destacando sua história, suas principais pautas para o desenvolvimento econômico e turístico do Município e potenciais áreas para investimento.

A curiosidade desse encontro ficou por conta das características históricas que aproximam as duas cidades. Enquanto São Vicente foi fundada em 1532, Mérida foi fundada em 1542, apenas dez anos depois. Embora cada uma tenha sua história particular e cultura, ambas são cidades antigas e que compartilham desafios semelhantes.

Renán Concha, prefeito de Mérida, se mostrou bastante empolgado com essa similaridade e propôs a construção de um possível vínculo de cidades irmãs entre São Vicente e a cidade mexicana, possibilitando o compartilhamento de experiências em diversas áreas.

Na terça-feira (5), Kayo Amado se encontrou com o governador de Yucatán, Mauricio Vila. Os dois conversaram sobre ações desenvolvidas em um cenário pós-pandemia.

Na quarta-feira (6), o prefeito de São Vicente se reuniu com o presidente do Smart City Expo Latam Congress 2021 e Presidente da Feira de Barcelona, Manuel Redondo, em que foram debatidos caminhos para uma aliança de prefeituras em todo o mundo.

Por Peterson Gobetti