Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de fevereiro de 2024.
07/10/2021
NOTÍCIAS
SV amplia a oferta de terceira dose nesta sexta (8), sábado (9) e segunda (11)
Além da Coronavac, vacinas da Pfizer serão aplicadas como dose de reforço

Para incentivar a aplicação da terceira dose aos munícipes que ainda não procuraram pelo reforço, a Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau), como alternativa, vai disponibilizar a aplicação da vacina Pfizer para este público.
Devem receber a terceira dose os idosos acima de 60 anos, que tenham recebido a segunda dose há seis meses, e pessoas de 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão, respeitando o intervalo de 28 dias após a segunda dose, ou dose única, e profissionais da saúde. 
 
Apesar de todo o empenho das equipes da Sesau na campanha de vacinação contra a Covid-19, o número de faltosos da segunda e terceira dose ainda é grande. "São cerca de 30 mil pessoas que ainda não procuraram nossos postos para concluir o esquema vacinal. Colocamos à disposição 28 postos fixos e móveis, ampliamos o horário de atendimento do nosso posto central, que fica dentro do shopping, para que as pessoas que trabalham pudessem vacinar depois do expediente, implantamos a vacinação em esquema drive-thru, intensificamos a divulgação da importância da segunda dose no site e redes sociais da Prefeitura e, ainda assim, encontramos resistência das pessoas para concluir o ciclo vacinal", desabafa Michelle Santos, secretária da Saúde de São Vicente.
 
 "Os munícipes só poderão receber a terceira dose quando concluírem as duas primeiras etapas. Cada dose é importante! A conscientização da proteção coletiva é que vai proteger a Cidade e a região de uma terceira onda. A pandemia ainda não acabou. Hoje, os registros de internações na ala covid são de pessoas que não tomaram a segunda dose. Isso mostra que a vacina é eficaz, e que só com ciclo vacinal concluído estaremos, de fato, protegidos", afirma Luciana Schiavetti, diretora de Vigilância em Saúde.

Para o público apto a receber a terceira dose da vacina, é importante conferir a data marcada no cartão de vacinação e comparecer à unidade no período correto. 
Nesta sexta-feira (8), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF) aplicam as primeiras, segundas e terceiras doses, das 9h às 15h30.  O posto móvel do Brisamar Shopping, loja 329, funciona das 9h às 20h. Já o Ginásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga, no Jardim Rio Branco, aplica vacina das 9h às 15h30. 

No sábado (9), a vacinação é feita exclusivamente no posto móvel do Brisamar Shopping, das 10h às 18h, ou pelo sistema drive-thru, no estacionamento G7 do shopping, das 10h às 17h.

Na segunda-feira (11), ponto facultativo na Cidade, a Sesau vai disponibilizar equipe, das 10 às 18h, para que a vacinação do Brisamar Shopping atenda quem não consegue se imunizar durante a semana. "Vamos manter este posto aberto durante o ponto facultativo, para oferecer mais uma opção aos munícipes que precisam se vacinar. Nós, enquanto poder público, estamos oferecendo várias oportunidades para que as pessoas concluam o ciclo vacinal. A gente pede a colaboração de todos, que pensem na família, nos amigos, e que tomem a vacina. O final de ano está chegando, período em que a Cidade recebe muitos turistas, e é importante estar protegido", ratifica a secretária da saúde.

Por Laura Lamouche / Marjorie Melo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite