Sesau tem vacinas para primeira, segunda e terceira dose no posto do Brisamar
Feriadou, com F de “faltosos". São Vicente registra mais de 30 mil pessoas que não completaram a imunização contra a Covid-19. E não é por dificuldade de acesso ou falta de vacina, porque o Município disponibiliza 28 postos em locais estratégicos e não deixou de aplicar vacinas um dia sequer.
Por conta do grande número de faltosos, a Sesau cria estratégias para tentar conduzir essa população aos postos, para vacinar contra a doença. Além da busca ativa realizada pelos agentes da saúde, na sexta (8), sábado (9) e segunda (11), o público que vai tomar a terceira dose pode optar em receber o reforço com dose de Coronavac ou Pfizer. Mesmo não concordando tecnicamente com a escolha da vacina, a Sesau espera captar o público que insiste em esperar para tomar a vacina de sua preferência. Válido destacar que somente nestes dias haverá a opção de escolha de imunizantes.
“Não adianta tomar a primeira dose e não retornar para a segunda ou terceira dose. Os estudos foram embasados em duas doses mais o reforço. Temos imunizantes e estamos com nossos postos abertos para receber a população. É um erro não voltar para concluir o ciclo vacinal”, explica Michelle Santos, secretária de Saúde.
É válido destacar que só após 15 dias da segunda dose a imunização surtirá o efeito desejado, trazendo esperança da volta à normalidade. “A segunda dose fará com que a produção dos anticorpos seja ainda maior e deixe imune por mais tempo. A eficácia da vacina se torna mais duradoura, por isso a necessidade de completar o ciclo vacinal”, reforça a diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti.
Expediente da vacina -
Nesta segunda-feira (11), ponto facultativo na Cidade, a Sesau disponibiliza equipe, das 10h às 18h, para que a vacinação do Brisamar Shopping atenda quem não consegue se imunizar durante a semana.
Por Nicolas Pedrosa / Marjorie Melo