Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
13/10/2021
Rodolfo Amaral deixa secretaria da Fazenda de São Vicente
Jornalista se afasta do cargo para retornar a atividades particulares; pasta será conduzida por Marianne da Costa Antunes

Nesta quarta-feira (13), Rodolfo Amaral entregou o cargo de secretário da Fazenda de São Vicente. O jornalista deixa a pasta para retornar às atividades privadas.

Amaral destacou que no início do ano assumiu o cargo com o compromisso de permanecer por 6 meses na função a fim de ajudar o prefeito a montar um diagnóstico completo das finanças da cidade. “Como era ano de elaboração do Plano Plurianual, fiquei mais tempo para acompanhar esse processo.”

Durante pouco mais de 9 meses, Amaral teve o desafio de equilibrar as contas: em janeiro, a dívida consolidada de São Vicente era de R$ 683 milhões, sendo R$ 292 milhões de restos a pagar, ou seja, dívidas de curto prazo. Além disso, a cidade tem um custo fixo mensal de R$ 8 milhões a mais do que a capacidade de arrecadação.

Entre as principais ações do período, Rodolfo citou o esforço para aumentar a arrecadação. Uma delas é o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal), que negociou cerca de R$ 60 milhões, com pagamentos a vista de R$ 20 milhões.

Amaral enfatizou o pagamento de R$ 15,5 milhões em precatórios do ano passado e que a Prefeitura está em dia com todos os pagamentos de natureza legal. “Herdamos parcelamentos de dívidas passadas que nos exigem o desembolso mensal de R$ 4 milhões e conseguimos honrar todos os pagamentos.”

O ex-secretário fez questão de elogiar e agradecer o corpo técnico de servidores da secretaria da Fazenda. “Isso mostra que o servidor público é capaz, ao contrário do que falam aí por fora. Tive a sorte de trabalhar com pessoas muito competentes, me ajudaram muito”, pontuou.

“Dei o que tinha de melhor: um pouco de conhecimento, muito empenho, plantando sementes de ética, honestidade e princípios na Administração Pública”. Amaral ainda afirmou que segue parceiro do governo, participando indiretamente como amigo de todos que continuam na Administração.

Nova secretária

O prefeito Kayo Amado anunciou a advogada Marianne da Costa Antunes como nova secretária da Fazenda. A titular da pasta tem ampla experiência na área da Administração Pública.

Marianne estava como assessora do Gabinete do Prefeito desde abril deste ano, atuando junto à Secretaria da Educação em assuntos orçamentários e jurídicos.

A secretária afirmou que o foco é aumentar a arrecadação de São Vicente. “Rodolfo me passou um panorama bem específico e bem detalhado da condição financeira e orçamentária do município. Realmente é um grande desafio uma empreitada que vai necessitar esforço de todas as pastas, não só a Fazenda. Todos têm que se unir para atingir o objetivo”, afirmou.

Currículo

Marianne é formada em Direito pela PUC/SP e está em conclusão de MBA em Políticas Públicas e Gestão Governamental na Escola Paulista de Direito. Também está concluindo pós-graduação em Lei Geral de Proteção de Dados na Faculdade Legale.

Em Atibaia, atuou como Secretária de Assuntos Jurídicos e Cidadania, Secretária de Administração e procuradora na Câmara Municipal.

A advogada também tem experiência como Secretária Municipal de Finanças e Secretária Municipal de Administração em Bragança Paulista. Em Guarulhos, foi diretora de Departamento - PPPs / Relações Econômicas

Por Vinícius Claro