Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
21/10/2021
NOTÍCIAS
Zap da Mamografia recebe mais de 300 pedidos em 10 dias
Agendamento também pode ser feito na recepção das unidades de saúde 
 
O número de WhatsApp disponibilizado pela Secretaria da Saúde (Sesau) de São Vicente, para agendamento de mamografia, já recebeu mais de 300 pedidos desde o início do serviço, em 13 de outubro. Até o momento, 202 exames já foram agendados, 48 apresentaram erro na documentação e 50 aguardam agendamento. 
 
A oferta dos exames de mamografia faz arte das ações do Outubro Rosa no Município, campanha que destaca a importância da prevenção ao câncer de mama. 
 
Para fazer o agendamento, mulheres de 50 a 69 anos devem enviar mensagem de texto pelo aplicativo de conversas WhatsApp, através do número (13) 99717-0946. Ao acessar o contato e solicitar o agendamento, a mulher deve enviar fotos do comprovante de residência, RG, CPF e cartão do SUS, além de informar o número para contato. Assim que o exame for agendado, a paciente é avisada também por mensagem no WhatsApp.
 
É importante destacar que este número não recebe ligações. Os pedidos devem ser feitos somente por mensagem de texto, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Não é necessário ter encaminhamento médico. 
 
 A Secretaria de Saúde (Sesau) também disponibiliza, durante todo o mês de outubro, livre agendamento de mamografias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF). 
 
 Mulheres com mais de 50 anos, com a última mamografia realizada há mais de um ano, podem fazer o agendamento diretamente na recepção ou passar os seus dados para o agente comunitário de saúde fazer o agendamento.   
 
 Já mulheres com menos de 50 anos, que apresentem, durante o autoexame, quadros suspeitos de nódulos ou histórico familiar de câncer de mama, devem procurar a unidade de saúde para agendamento de consulta e/ou exame. Os casos serão avaliados pelo médico, que verificará o melhor exame a ser feito. 

“É importante que as mulheres aproveitem para colocar em dia seus exames. Além da mamografia, nossas unidades oferecem exames preventivos que podem detectar alguma alteração e possibilitar o tratamento, com taxas de cura maiores”, declara Michelle Santos, secretária da Saúde.
 
 Por Marjorie Melo


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite