Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 23 de junho de 2024.
22/10/2021
NOTÍCIAS
Exposição reúne obras de premiado artista da região na Galeria de Artes da OAB-SV
Com dez pinturas de Gil de Brito, mostra segue de 25 de outubro a 25 de novembro; telas também podem ser adquiridas pelo público
 
A 44ª Subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Vicente sedia a partir desta segunda-feira (25) uma galeria de arte permanente na Cidade. O espaço será inaugurado com a exposição ‘Vivências’ do premiado artista plástico da região, Gil de Brito. A mostra segue até 25 de novembro, totalizando um mês de exposição. 
 
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, os munícipes e turistas podem comparecer à base vicentina da OAB, na Rua Prefeito José Gonçalves Paim, 145 – Parque Bitaru, e apreciar de forma gratuita o novo local reservado à cultura, tanto do Município, quanto de toda a Baixada Santista.
 
Ao todo, Brito disponibiliza dez obras que abrangem desde seus novos trabalhos como pintor, seu acervo pessoal de colecionadores e até reconhecidos quadros em técnica de espátula, direcionando-se ao abstrato, expressionismo e óleo sobre tela. As obras também podem ser adquiridas no local com uma faixa de preços variados a partir de R$ 500.
 
Gil de Brito tem como inspiração o importante artista expressionista da primeira metade do século XX, Jackson Pollock (1912-1956). Ele se identifica com o estadunidense por possuir uma pintura solta, onde predominam as cores e a criatividade, fazendo com que o público embarque na obra.
 
Dessa forma, ‘Vivências’ é um convite para mergulhar nas cores, traços, crítica social e nos livres traços da arte de Brito. O artista classifica a pintura como ‘’a tinta através da alma’’. 
 
Curador da exposição, Flávio Viana conta que a galeria possui uma estrutura modesta, porém, ideal para abrigar mostras de médio e pequeno porte. Brevemente o espaço receberá o nome de algum advogado ou advogada, em homenagem póstuma.
 
Mesmo a galeria estando na “casa dos advogados”, Viana afirma que o local é aberto a todos “Não é exclusivo, e temos um público grande e muito sortido que nos visita. A população se socorre da Ordem para todo o tipo de questionamento e direitos e, estamos abertos à sociedade!”.
 
“A ideia é ter uma circulação de obras de arte e pretendemos dar temáticas das mais diversificadas” conclui. 
 
A iniciativa foi possível através do apoio da Secretaria de Cultura de São Vicente (Secult), Associação Amigos da Cultura e o Instituto Histórico e Geográfico de São Vicente (IHGSV).
 
José Gildemar Brito Coelho (Gil de Brito) – Morador da Cidade há 51 anos, o artista conta com obras expostas na Câmara Municipal, no Sindicato dos Servidores Municipais, no IHGSV e no Palácio da Polícia de Santos durante sua jornada na arte, iniciada na década de 1980.
 
Em 2014 e 2016, Brito foi premiado pela Academia Vicentina de Letras, Artes e Ofícios de São Vicente com os trabalhos: “Entre a realidade e o sonho” e “A dança do Mar e a Gaivota”, na qual usou as técnicas de espátula-óleo sobre painel. 
 
Exposição ‘Vivências’ – Gil de Brito
25 de outubro a 25 de novembro
OAB/SV - Rua Prefeito José Gonçalves Paim, 145 – Parque Bitaru
 
Por Henrique Miguel

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite