Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
22/10/2021
NOTÍCIAS
São Vicente recebe Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão
Evento, idealizado pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), recebeu representantes de toda a região

A Oficina Preparatória para a Operação Chuvas de Verão (OPOV 2021/2022), idealizada pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC), foi realizada em São Vicente, nesta sexta-feira (22). 

O evento teve como principal objetivo oferecer conhecimento para a atuação efetiva e sistemática das equipes durante a época de chuvas de verão, e contou com a presença de representantes da Defesa Civil dos nove municípios da Baixada Santista.

A coordenadora regional de Proteção e Defesa Civil da Baixada Santista, Regina Elsa, destacou a importância deste tipo de treinamento. “As equipes municipais precisam estar bem treinadas, para saber como lidar adequadamente com as situações. Temos uma responsabilidade enorme, pois cuidamos de vidas e não há nada mais precioso do que isso.”

As atividades práticas começaram com instruções do 6º Grupamento do Corpo de Bombeiros sobre a manutenção e utilização de motosserras, além de treinamento dentro d’água para resgate e transporte de pessoas com embarcações.
Além disso, técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) participaram com orientações práticas e teóricas sobre risco geológico. 

A preparação também conta com uma parte teórica, realizada por ensino a distância (EaD), que é aberta para toda a população que tenha interesse em buscar mais informações sobre como se prevenir e proceder em casos de emergência. A inscrição pode ser realizada na página ead.defesacivil.sp.gov.br.

O prefeito de São Vicente, Kayo Amado, esteve presente e deu as boas-vindas aos participantes. “As cidades aqui da nossa região sofrem juntas em situações de deslizamentos e tragédias, como as que ocorreram no ano passado. Eventos como esse aqui são importantes para capacitar os profissionais que atuam na linha de frente, durante essas situações difíceis, preparando cada um para os desafios que possam surgir.”

Por Caio Mendonça

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite