Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 24 de abril de 2024.
23/10/2021
NOTÍCIAS
Treinamento de primeiros socorros na infância reúne mais de 80 pessoas
Profissionais da Saúde e da Educação tiveram noções de como proceder nos momentos em que aguardam o socorro 
 
Uma super aula com mais de duas horas de duração prendeu a atenção de mais de 80 pessoas que foram ao Plenarinho da Câmara de São Vicente, na última quinta-feira (21), para assistir ao treinamento de primeiros socorros na infância, promovido pela Secretaria da Saúde (Sesau). A abertura do evento foi realizada pela vice-prefeita Sandra Conti e estiveram presentes profissionais da Educação e da Saúde.  
 
Como o público era de cuidadoras de creches e agentes de saúde, que lidam com crianças diariamente, a enfermeira responsável técnica do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Lucinéia Medeiros do Nascimento, falou sobre a importância dos primeiros cuidados que podem ser oferecidos em caso de acidentes com crianças, pela pessoa que estiver mais próxima da vítima, até a chegada da ambulância.
“Algumas vezes, devido ao trânsito, ao número de chamados e dependendo do número de ambulâncias disponíveis, o Samu não consegue chegar até a vítima no tempo que precisa, então, o primeiro cuidado pode ser feito por quem está mais próximo. Esses minutos de espera podem ser muito importantes até a chegada do serviço especializado”, destaca a enfermeira. 
 
A orientação básica para todos os casos de acidentes é obter atendimento médico o mais rápido possível e chamar auxílio para todas as emergências, 192 para o Samu ou 193 para os Bombeiros. 
 
A palestrante também lembrou que, apesar do nervoso do momento, a pessoa que solicitar o socorro deve passar informações importantes ao atendente do Samu, como o estado da criança, se está consciente, orientada e com sangramento. Outro item de relevância é o endereço correto que a criança se encontra e ponto de referência. 
 
Prevenindo a transmissão de doenças, histórico de saúde da vítima, cadeia de sobrevivência na pediatria, parada cardiorrespiratória e reanimação cardiopulmonar em crianças, o que fazer, como fazer, e em que tempo fazer, foram alguns dos temas abordados durante a palestra. 
 
“Para nós que realizamos visitas domiciliares e que podemos ser multiplicadores dessas informações, esse treinamento está sendo muito importante”, declara Rafaella Albuquerque, de 39 anos, agente comunitária de saúde da Estratégia da Saúde da Família (ESF) Samaritá.
 
“Achei maravilhoso o treinamento! Principalmente para nós que cuidamos de crianças de creche, de zero a três anos. Achei bem importante porque ensinou sobre prevenção e como agir nas horas de sufoco”, ressalta Josefa Pereira Lins Grellet, de 57 anos, professora da rede, que atua em creche. 
 
Durante a aula, a enfermeira usou uma boneca que representava um bebê para fazer demonstração  de manobras importantes para o socorro. 
 
Por Marjorie Melo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite