Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
26/10/2021
Conscientização, aprendizado e superação marcam ação do Outubro Rosa
Evento do Hospital Municipal de São Vicente (HMSV) contou com palestras, depoimentos, vídeo motivacional e distribuição de brindes

O mês de outubro, famoso por trazer à tona os cuidados necessários para a prevenção do câncer de mama, está chegando ao fim, mas a Prefeitura de São Vicente segue com campanhas sobre o tema.

Nesta terça-feira (26), foi realizado um evento pelo Hospital Municipal de São Vicente (HMSV), no auditório da Faculdade UniBr, buscando trazer aprendizado, conscientização e motivação, com entrega de brindes para marcar a data na memória das mulheres.

A secretária de Saúde do Município, Michelle Santos, ressaltou a importância dos cuidados que devem ser tomados. “Nós mulheres, muitas vezes, acabamos nos preocupando mais com outras pessoas do que com nós mesmas. É muito importante ter a consciência de realizar o autoexame e nos cuidar.”

Uma palestra, ministrada pela mastologista Dra. Fabiana Maia Larsen, com o tema ‘Desvendando o Câncer de Mama’, deu início à programação. A atividade abordou diversos tópicos, como a anatomia da mama, exames médicos, procedimentos cirúrgicos e realização de autoexame.

Na sequência, também foram ministradas palestras sobre ‘O suporte ao munícipe de São Vicente frente ao câncer de mama’ e ‘O enfrentamento da mulher e da família frente ao diagnóstico de câncer de mama’. Além disso, convidadas deram depoimentos sobre o enfrentamento à doença.

Após o encerramento das atividades, houve sorteio de brindes para as participantes. A ação foi realizada sem custos aos cofres do Município e contou com apoio das escolas Modelo, El Shaday e Fortec, faculdades Fals e UniBr, supermercado Fiel Barateiro e Associação Voluntários da Saúde (Avos). A exemplo de outras atividades do HMSV, Rotary Club Cellula Mater e o Rotary Club São Vicente Praia também estão envolvidos.

O evento também contou com a presença da vice-prefeita, Sandra Conti, da presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), Thaynã Carneiro, e da vereadora Geovana Albuquerque.

Por Caio Mendonça
Fotos: Cynthia Rocha