Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de maio de 2024.
26/10/2021
NOTÍCIAS
Postos de saúde de São Vicente seguem com programação voltada à prevenção ao câncer de mama
Ao longo do mês, todas as UBSs e ESFs realizam atividades sobre o Outubro Rosa 
 
ESF Esplanada dos Barreiros, ESF Sambaiatuba, Unidade de Saúde da Mulher, UBS Pompeba, ESF Gleba II, ... diversas unidades vêm realizando palestras sobre a conscientização e a prevenção ao câncer de mama, no mês que ressalta a importância de combater a doença. Já são mais de três semanas de atividades envolvendo a população e destacando a importância da detecção precoce do diagnóstico. 
 
Com iniciativas simples, como o autoexame, é possível identificar qualquer anormalidade na mama. Se houver alteração, a mulher deve procurar atendimento médico para a realização de exames e, se for o caso, iniciar o tratamento.  
 
“Todas as nossas unidades estão promovendo ações durante o mês de outubro. Cada unidade tem seu cronograma, então é necessário que a usuária de cada unidade se informe na recepção sobre a programação do posto", afirma a diretora de Atenção Básica, Paola Bueno Canas. 
 
Além de disponibilizar aos munícipes informações sobre o câncer de mama, as unidades realizam também agendamento de mamografia, sem necessidade de passar por consulta médica, para mulheres acima de 50 anos que tenham feito o exame há um ano. 
 
“Há também o ‘Zap da Mamografia’, que torna possível marcar o procedimento via WhatsApp, por mensagem de texto. As pessoas enviam a documentação por foto e recebem o retorno com dia e horário para realizar o exame. Até o momento, agendamos quase 300 exames”, enfatiza a secretária de Saúde, Michelle Santos. 
 
Cronograma – Na quarta-feira (27), a ESF Parque Continental e UBS Sá Catarina realizam palestra sobre prevenção e agendamento de exames, além de mutirão de preventivo, e orientam a população sobre autoexame, com sorteio de brindes, além de agendamento de mamografia. 
 
Na última quinta-feira (21), a ESF Saquaré realizou uma roda de conversas, com brindes, para as mulheres do bairro que participaram da ação. Além disso, houve agendamento de citologia oncótica. 
 
Já na UBS Guassú teve bate-papo com uma advogada para falar sobre os direitos da mulher com câncer de mama e uma esteticista para fazer reflexologia das mãos (é uma terapia alternativa que permite exercer efeito terapêutico em todo o corpo, atuando em uma única região, como as mãos). 
 
“Em outubro se intensifica a questão do câncer de mama, mas não é apenas neste mês que devemos nos prevenir. A doença não espera. Para evitá-la, devemos estar atentas sempre, o ano inteiro, nos conscientizando e realizando a avaliação das mamas e a mamografia no tempo recomendado”, explica a secretária. 
 
Documentos - Para agendar o exame de mamografia, nas unidades ou pelo 'Zap da Mamografia' é necessário apresentar RG, cartão do SUS e cartão da família (entregue pela unidade em que o munícipe faz acompanhamento) ou, ainda, o comprovante de residência. 
 
Por Nicolas Pedrosa


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite