Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
27/10/2021
Educação ambiental e mutirão de saúde marcam terceiro dia de ação do ‘Bairro Vivo’ no Gleba
Munícipes também receberam nesta quarta-feira (27) serviços de zeladoria, atividades esportivas e orientações sobre MEI, PAT e Banco do Povo

Saúde, esporte, conscientização ambiental e dignidade. Estes são alguns dos serviços entregues pela Prefeitura de São Vicente no terceiro dia de ação do projeto ‘Bairro Vivo’ no Gleba, nesta quarta-feira (27).

A iniciativa, que visa a beneficiar os mais de 5 mil moradores desta região da Área Continental, teve inicio já na manhã com uma ação de conscientização contra o descarte irregular. Simultaneamente, a ESF - Estratégia de Saúde da Família do Gleba ofereceu um bate-papo sobre saúde bucal às gestantes, rodas de conversa sobre saúde mental, mutirão de ginecologia e testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis para a população.

As equipes das secretarias de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Saúde (Sesau), Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam), Esportes (Sespor) e Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (Sedect) atravessaram a Ponte dos Barreiros e percorreram a região desde a Avenida Doutor Celso Santos, Portinho, até a Escola Estadual Governador Mário Covas Júnior, oferecendo nove atividades.

Logo na primeira ação, a Semam coletou resíduos descartáveis e, com o apoio da ONG - Organização Não Governamental ‘Coopernatureza’ – por meio do ‘Ateliê Lixo Inteligente’ e do projeto ‘Anjos da Natureza’ – trouxe conversas aos moradores sobre educação ambiental. Além disso, a tenda firmada em frente ao Portinho contou com itens e brinquedos reutilizáveis, como carrinhos, jogos de dama, xadrez entre outros.

Segundo o colaborador do projeto, Marcelo Sperandio, 52 anos, a proposta “é transformar lixo em arte. Mostramos que aquilo que para muitos é insignificante, como uma garrafa de refrigerante, pode gerar diversão a uma criança, por exemplo. Também é uma forma de economia financeira, sustentável e bonita”.

Saúde - Partindo para a área da saúde, uma unidade móvel ficou de prontidão em frente à ESF. De acordo com a psicóloga e coordenadora municipal do programa IST / Aids, Paula Jayme, a van ofereceu testes rápidos de HIV e Síflis de graça para qualquer pessoa interessada. Um dia antes, 20 pessoas passaram pelo exame, com resultado disponível em apenas 20 minutos.

“Trouxe um amigo para atualizar o cadastro vacinal, vi uma movimentação e me interessei. Desde a pandemia, eu não pude fazer estes testes, e também não possuo condições de fazer em um local particular. Aqui, encontrei de graça e tirei diversas dúvidas sobre os cuidados necessários. Parabéns por toda a ação”, relata o técnico em segurança do trabalho, Ailton Santos, de 49 anos.

Já na área odontológica, o dentista Álvaro Pires, 62 anos, trouxe orientações às grávidas sobre tratamentos permitidos. “Existia uma lenda de que esse público não podia fazer. Então, estamos com o trabalho de desmitificar isso e também falar sobre higiene bucal e alimentação, tanto das mães, quanto dos bebês”.

A ação durou das 8h às 10h, no mesmo local da unidade de saúde.

Esporte – Das 9h às 11h, a EE Governador Mário Covas Júnior recebeu um ‘’aulão’’ experimental de caratê voltada aos cerca de 70 alunos, divididos em turmas, na quadra da escola estadual. O foco esteve nos estudantes do oitavo e nono anos.

Na segunda-feira (25), a escola recebeu atividades culturais e aulas sobre fake News, e irá oferecer aulas de balé na próxima semana. As ações da área de esporte também têm apoio do vereador Professor Thiago Alexandre.

Zeladoria – O Gleba também recebeu das 7h às 17h serviços de manutenção, limpeza e poda de árvores, prevenindo o local de acidentes e melhorando a claridade da região.

Economia – Das 9h às 17h, as equipes da Sedect realizaram um plantão de orientação sobre vagas de emprego do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), cadastros para microempreendedores (MEI) e empréstimos no Banco do Povo.

O Projeto ‘Bairro Vivo’ segue até 6 de novembro e une todas as 23 secretarias da Prefeitura. Toda a programação com as datas, locais, horários e serviços podem ser conferidos pelo link: https://www.saovicente.sp.gov.br/publico/noticia_tour.php?cod_menu=282

Por Henrique Miguel
Fotos: Léo Huber