Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
28/10/2021
Dia do Servidor Público: a missão do bem servir
Em São Vicente, mais de 6.500 funcionários atuam nas repartições da Prefeitura

Nada mais justo, neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, do que homenagear e agradecer aqueles que se dedicam diariamente ao atendimento da população, em diversas formas de atuação em órgãos públicos e governamentais.

A data no Brasil foi instituída pelo artigo 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990.

Na Prefeitura de São Vicente, são 6.552 servidores em atividade atualmente. Cada um com a sua responsabilidade e importância para o Município.

Depois dos setores de Comércio e Serviços, a atividade econômica gerada pela Administração Pública é a que mais movimenta o PIB da Cidade, e também a que mais gera empregos.

A maioria dos servidores está nos segmentos de Saúde, Educação, Segurança e Trânsito. Atualmente, são 2.427 servidores trabalhando na Secretaria de Educação, 2.010 na Secretaria da Saúde, 471 na Secretaria de Obras Públicas, 191 na Secretaria de Trânsito e Transportes e 187 na Guarda Civil Municipal.

Com quase dois anos de pandemia, muitos deles precisaram se reinventar, venceram obstáculos e se adaptaram às novas tecnologias para continuar contribuindo com a Cidade, atuando em home office e com reuniões virtuais. Alguns, por exercerem funções essenciais, continuaram atuando nas repartições, nas ruas, nos hospitais.

Angústias, medos, dores, lutos. Todos eles vivenciaram estes sentimentos e emoções, e não deixaram a ‘peteca cair’. Por isso, São Vicente está firme, se reerguendo aos poucos, de tantos problemas deixados em anos anteriores. São os servidores que estão recolocando a ‘locomotiva’ de volta nos trilhos neste momento que se encaminha para o pós-pandemia.

Claro que todos os servidores merecem o devido reconhecimento, mas é impossível não lembrar dos profissionais de saúde que estiveram na linha de frente no auge da pandemia, e ainda hoje, com  longas jornadas  de trabalho, abdicando da família, para salvar a vida de milhares de pessoas nos leitos de hospitais.

É impossível, neste contexto, deixar de citar os profissionais que arregaçaram as mangas e embarcaram na maior campanha de vacinação que São Vicente, o Brasil e o mundo executaram, na luta para frear o avanço da Covid-19. E se hoje São Vicente comemora mais de meio milhão de doses da vacina aplicadas na população, esse feito foi alcançado graças ao empenho de servidores públicos.

Elenice Souza é enfermeira, começou a carreira na Prefeitura como auxiliar e hoje é diretora de Planejamento em Saúde de São Vicente. Há 20 anos como servidora, ela resume o “servir” como missão em sua vida profissional. “O papel do servidor, como o nome já diz, é servir a população, assim como o papel do profissional de enfermagem. Os dois se complementam perfeitamente.”

A enfermeira conclui dizendo que ser servidor público é gratificante e critica o estigma de que a categoria trabalha pouco. “Isso está errado. Trabalhamos muito, nos dedicamos ao máximo, mesmo em meio às dificuldades. E trabalhar para a população nos fornece experiências inesquecíveis para a vida.”
Carla Vanessa Fiorotto é assistente administrativo na Prefeitura de São Vicente há 28 anos. Atualmente, ela trabalha no setor de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde. “Estamos prontos sempre para servir o próximo. Como profissional do RH, estou sempre cuidando de pessoas e ajudando a minha Cidade.”

Os professores também são servidores com um papel fundamental na sociedade e também viveram transformações importantes nas suas rotinas de trabalho durante a pandemia. As aulas passaram a ser on-line, por vezes híbridas, exigindo muito destes profissionais.

Na tarde desta quinta-feira (28), o prefeito de São Vicente, Kayo Amado prestou uma homenagem aos servidores municipais durante uma live nas redes sociais. “Por trás do trabalho do prefeito existe o trabalho dos servidores que saem diariamente de suas casas para dar o seu melhor. Sei que às vezes existem fatores que desmotivam os servidores, porque nossa Cidade impõe diversos desafios. Quero agradecer o grande esforço de todos os profissionais. Que sejamos eternos inconformados, para que sempre busquemos o melhor para São Vicente”, conclamou Kayo Amado, que ainda entregou uma placa de homenagem à servidora Leia Márcia Aliaga, pelos 28 anos de serviços prestados a São Vicente. Na pessoa de Leia Márcia, ele estendeu os cumprimentos a todos os servidores de São Vicente.

Por Peterson Gobetti