Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
05/11/2021
NOTÍCIAS
Ginásio Dondinho recebe torneio especial de basquete neste sábado (6)
Competição é realizada a partir das 9h e terá atividades com distanciamento, evitando o risco de contaminação da Covid-19; evento também contará com atração de hip-hop 
 
Em tempos de pandemia, o distanciamento tornou-se necessário. Porém, as atividades físicas precisaram continuar, afinal, elas contribuem para o desenvolvimento da saúde física e mental do ser humano. Pensando nisso, a Secretaria de Esportes (Sespor) preparou um torneio especial de basquete, que será realizado neste sábado (6), no Ginásio Poliesportivo Dondinho, a partir das 9h. 
 
Respeitando os limites preconizados pelas autoridades de saúde, o 'Torneio de Habilidades e Arremessos' será realizado com atividades individuais, para que os alunos da Sespor possam mostrar seus talentos de maneira segura. 
 
"A ideia surgiu como forma de motivar os alunos de basquete a realizarem uma atividade diferente dos treinamentos rotineiros. Como ainda estamos em meio à pandemia, uma competição com contato físico poderia gerar risco aos participantes. Então, buscamos nos adaptar à realidade, promovendo um evento totalmente seguro para os nossos alunos", explica o organizador do torneio, Ivair Nunes.
 
O campeonato contará com a participação de 30 integrantes, divididos em quatro categorias: sub-14, sub-16 e sub-18 masculinas, e categoria feminina. Dentro da competição, haverá dois critérios de disputa: habilidades e arremessos.
 
Habilidades - A disputa será feita em mata-mata entre dois competidores. Ambos terão que conduzir simultaneamente a bola, passando por obstáculos, realizando dribles até chegarem próximos à linha de lance livre, onde será feito o arremesso. Quem concluir a prova primeiro, vence o duelo. Os confrontos serão definidos por sorteio.
 
Arremessos - Seguindo o mesmo critério do modelo anterior, as disputas serão feitas entre dois participantes. Os arremessos em direção à cesta serão cronometrados. Quem conseguir a maior pontuação, vence. 
 
O torneio premiará o primeiro e segundo colocado de cada categoria. Também haverá medalha para todos os participantes.
 
Participação DJ Hip
Em alusão à ‘Semana do Hip-Hop’, comemorada de 5 a 12 de novembro, o evento contará com a atração do DJ Hip, trazendo músicas para animar os participantes. 
 
Para quem não sabe, o basquete e o hip-hop possuem uma enorme relação. Na década de 70, surgiu o movimento 'Hip-Hop', como forma de resistência à exclusão social que a população estadunidense de baixa renda sofria. 
 
Curiosamente, o basquete de rua cresceu também nos anos 70, e era praticado ao som do movimento hip-hop. Na época, a modalidade também era tratada de forma preconceituosa no país.
 
Por Guilherme Sibilio

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite