Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
05/11/2021
NOTÍCIAS
Secretaria de Cultura traz atividades com mais de 450 vagas via governo estadual
Oito atividades estão disponíveis de forma virtual e gratuita aos vicentinos

                                                     

 
Entre palestras e oficinas que abordam desde a gestão financeira cultural até a Semana de Arte Moderna de 1922, a Prefeitura de São Vicente, via Secretaria de Cultura (Secult), divulga a nova programação de atividades virtuais por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo. 
 
Ao todo, oito encontros virtuais com 455 vagas estarão disponíveis para inscrição gratuita a partir de 9 de novembro. Todas as aulas serão ministradas pela plataforma Zoom Meetings. Confira a agenda:
 
Oficina: Primeiras Palavras
Vagas: 25
Data: 29 de novembro e 1º, 6 e 8 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrição até 23 de novembro: https://forms.gle/zfL5z2jy21vcEKXx6 

A arte da escrita criativa será introduzida aos participantes por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários.
 
Palestra: O papel do curador em um festival de cinema
Vagas: 50
Data: 29 de novembro, das 18h às 21h
Inscrições até 23 de novembro: https://forms.gle/kzjJpEfiFrSacJBS6 

A palestra tem como objetivo preparar jovens para o processo de curadoria sobre um festival e/ou mostra, abordando o ofício do curador, o recorte curatorial, a igualdade de gênero e os festivais no Brasil. 
 
Oficina: Da commedia dell’arte ao “abrasileiramento” de suas máscaras
Vagas: 60
Data: 2 de dezembro, das 18h às 21h
Inscrições até 24 de novembro: https://forms.gle/ocZQ49UK5Vvo2YzS7 

A oficina se baseia num estudo compartilhado entre a experiência e a curiosidade sobre máscaras e tipos cômicos na criação de uma comédia popular urbana. Por meio das máscaras de commedia dell'arte, serão estudadas a origem destes objetos italianos durante séculos e sua influência no mundo. 
 
Oficina: História social do samba paulista
Vagas: 30
Data: 7 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrições até 29 de novembro: https://forms.gle/g6FPrucuD2AVW9ML9

Apresentando os princípios do samba paulista, os participantes construirão uma narrativa objetiva sobre a formação histórica do gênero musical. Os aprendizados permearão os conceitos básicos sobre as origens étnicas dos batuques, samba rural, origem do carnaval paulistano, fenômenos do pagode nas décadas de 80 e 90 e a organização social das comunidades e terreiros. 
 
Palestra: O teatro e a semana moderna
Vagas: 60
Data: 30 de novembro e 1º, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h
Inscrições até 24 de novembro: https://forms.gle/LgpW5pcC2h3PyviS8  

As discussões sobre o papel e a participação da arte teatral no período da Semana de Arte Moderna de 22 serão o foco da oficina. Os encontros serão propulsionados por provocações do coordenador, levando em conta aspectos como: a descentralização do movimento, suas origens demográficas e socioeconômicas, bem como o papel da mulher e da arte popular.
 
Oficina: Arte em revista*
Vagas: 80 (40 por turma)
Data: Turma A - 10, 11 e 12 de novembro, das 14h às 16h; Turma B - 16, 17 e 18 de novembro, das 18h às 20h 
Inscrições até o preenchimento das vagas: https://forms.gle/GYEco7zWqPHm3HXe8  
*Inscrições em andamento desde 8 de outubro

A proposta desta oficina é convidar os participantes a produzirem um ‘’fanzine-revista’’. A ideia é que os alunos elaborem pequenos textos e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na semana de arte moderna. 
 
Oficina: Gestão financeira e prestação de contas no ProAC editais* 
 
Vagas: 150 (50 por turma)
Data: - Turma A: 9, 10, 11 e 12 de novembro, das 10h às 12h; Turma B: 22, 23, 24 e 25 de novembro, das 18h às 20h; Turma C: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h 
Inscrições até o preenchimento das vagas: https://forms.gle/75hYLZ2AcWShz1bK8  
*Inscrições em andamento desde 8 de outubro

Criado para artistas e produtores culturais que já sofreram dificuldades na organização de projetos, a oficina ensina a planejar gastos e elaborar ações de maneira objetiva e linguagem simples.

A iniciativa é realizada pelo governo estadual via Oficinas Culturais, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerida pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis), com apoio da Secult, de São Vicente.
 
*As vagas são destinadas a todas as cidades do Estado de São Paulo participantes do convênio estadual. Os municípios não possuem acesso exato ao número de vagas locais.
 
Por Henrique Miguel


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite