Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
05/11/2021
NOTÍCIAS
Secretaria de Cultura traz atividades com mais de 450 vagas via governo estadual
São oito encontros virtuais disponíveis de forma gratuita aos vicentinos
 
Realização de palestras e oficinas, dicas sobre gestão financeira cultural e reflexões relacionadas à Semana de Arte Moderna (1922) estão entre os temas que integram a programação das atividades virtuais, divulgadas pela Prefeitura de São Vicente, via Secretaria Municipal de Cultura (Secult), por meio de convênio com o Governo do Estado de São Paulo nesta sexta-feira (05).
 
Ao todo, serão oito cursos, com programação entre 9 de novembro e 8 de dezembro. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis para o preenchimento de 455 vagas. Todas as aulas serão acessadas via plataforma Zoom Meetings. Confira a agenda:
 
Oficina: Primeiras Palavras

Vagas: 25
Data: 29 de novembro e 1º, 6 e 8 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrição até 23 de novembro: https://forms.gle/zfL5z2jy21vcEKXx6


A arte da escrita criativa será introduzida aos participantes por meio de reflexões sobre quais são as “primeiras palavras” para o desenvolvimento da produção de textos literários. 
 
Palestra: O papel do curador em um festival de cinema 

Vagas:
50
Data: 29 de novembro, das 18h às 21h
Inscrições até 23 de novembro: https://forms.gle/kzjJpEfiFrSacJBS6
 

Tem como objetivo preparar jovens para o processo de curadoria sobre um festival e/ou mostra, abordando o ofício do curador, o recorte curatorial, a igualdade de gênero e os festivais no Brasil.
 
Oficina: Da commedia dell’arte ao “abrasileiramento” de suas máscaras 

Vagas: 60
Data: 2 de dezembro, das18h às 21h
Inscrições até 24 de novembro: https://forms.gle/ocZQ49UK5Vvo2YzS7
 

A oficina se baseia num estudo compartilhado entre a experiência e a curiosidade sobre máscaras e tipos cômicos na criação de uma comédia popular urbana. Por meio das máscaras de commedia dell'arte, serão estudadas a origem destes objetos italianos durante séculos e sua influência no mundo.
 
Oficina: História social do samba paulista

Vagas: 30
Data: 7 de dezembro, das 18h às 20h
Inscrições até 29 de novembro: https://forms.gle/g6FPrucuD2AVW9ML9
 

Apresentando os princípios do samba paulista, os participantes construirão uma narrativa objetiva sobre a formação histórica do gênero musical. Os aprendizados permearão os conceitos básicos sobre as origens étnicas dos batuques, samba rural, origem do carnaval paulistano, fenômenos do pagode nas décadas de 80 e 90 e a organização social das comunidades e terreiros.

Palestra: O teatro e a Semana Moderna

Vagas: 60
Data: 30 de novembro e 1º, 2 e 3 de dezembro, das 14h às 16h
Inscrições até 24 de novembro: https://forms.gle/LgpW5pcC2h3PyviS8 


As discussões sobre o papel e a participação da arte teatral no período da Semana de Arte Moderna de 22 serão o foco da oficina. Os encontros serão propulsionados por provocações do coordenador, levando em conta aspectos como: a descentralização do movimento, suas origens demográficas e socioeconômicas, bem como o papel da mulher e da arte popular.
 
 
Oficina: Arte em revista* 

Vagas: 80 (40 por turma)
Data: Turma A - 10, 11 e 12 de novembro - 14h às 16h; Turma B - 16, 17 e 18 de novembro, das 18h às 20h
Inscrições abertas até o preenchimento das vagas: https://forms.gle/GYEco7zWqPHm3HXe8 
 

A proposta desta oficina é convidar os participantes a produzirem um ‘’fanzine-revista’’, para que os alunos elaborem pequenos textos e imagens a partir de conteúdos referentes às rupturas que emergiram na Semana De Arte Moderna.
 
Oficina: Gestão financeira e prestação de contas no ProAC editais* 

Vagas: 150 (50 por turma)
Data: - Turma A: 9, 10, 11 e 12 de novembro - 10h às 12h; Turma B: 22, 23, 24 e 25 de novembro, das 18h às 20h; Turma C: 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro- 14h às 16h
Inscrições abertas até o preenchimento das vagas: https://forms.gle/75hYLZ2AcWShz1bK8 


Criado para artistas e produtores culturais que já sofreram dificuldades na organização de projetos, a oficina ensina a planejar gastos e elaborar ações de maneira objetiva e linguagem simples.
 
A iniciativa é realizada pelo governo estadual via Oficinas Culturais, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, gerida pelo Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura (Poiesis), com apoio da Secult, de São Vicente.
 

*As vagas são destinadas a todas as cidades do Estado de São Paulo participantes do convênio estadual. Os municípios não possuem acesso exato ao número de vagas locais.

 
Por Henrique Miguel



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite