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Santos - São Paulo - Brasil, 21 de maio de 2024.
11/11/2021
NOTÍCIAS
Prefeitura de São Vicente reestrutura secretarias para modernizar a gestão
Projeto foi aprovado pela Câmara e tem o objetivo de readequar o funcionamento de dez pastas atualizando conceitos de modernização da gestão pública
 
Projeto de reestruturação organizacional do Executivo foi aprovado hoje (11) na Câmara Municipal. Com a nova estrutura, as pastas passam por uma readequação. O número de secretarias será reduzido de 21 para 20, com a fusão de dois órgãos. Também houve alteração da nomenclatura de 10 pastas. 
 
Para esse desafio, os fluxos de trabalho foram redesenhados com a intenção de melhorar a prestação de serviços para os cidadãos. O projeto não envolve aumento de despesas e não teve a criação de mais cargos. A reorganização foi feita com os cargos já existentes e definiu suas atribuições conforme as demandas da administração.
 
O prefeito Kayo Amado afirma que o objetivo da reestruturação é melhorar a organização e eficiência da administração municipal. “Precisamos modernizar e inovar a administração pública em São Vicente. Com essa mudança vamos priorizar as finalidades de cada secretaria, racionalizar recursos e esforços.”

Fusões

As secretarias de Cultura (Secult) e de Esportes (Sespor) foram fundidas na secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec). Além da junção das pastas, a Secec vai reunir a Assessoria de Políticas Públicas da Mulher e para a Juventude, abordando temas de cidadania. Também foram criadas as subsecretarias de Cultura e de Esportes na Secec.
 
A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setrans) será unificada na Secretaria de Defesa e Ordem Social (Sedos). O novo órgão vai reunir as forças de controle e fiscalização da cidade com a Guarda Civil Municipal e a Defesa Civil.

Alterações de nomenclatura

Confira na tabela abaixo a mudança dos nomes de 10 secretarias:


ANTIGO

NOVO

Secretaria de Assistência Social (Seas)

Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes)

Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Animal (Semam)

Secretaria de Meio Ambiente e Bem-Estar Animal (Semam)

Secretaria de Habitação (Sehab)

Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária (Sehab)

Secretaria de Projetos Especiais (Sepes)

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Parcerias Público-Privadas (Sedurb)

Secretaria de Comércio, Indústria e Assuntos Portuários (Secinp)

Secretaria de Comércio, Indústria e Negócios Portuários (Secinp)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Relações do Trabalho (SEDECT)

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SEDECT)

Secretaria de Planejamento e Assuntos Metropolitanos (SEPLAN)

Secretaria de Planejamento e Governança (SEPLAG)

Secretaria de Obras Particulares (SEOB)

Secretaria de Obras (SEOB)

Secretaria de Administração (SEAD)

Secretaria de Gestão (SEGES)

Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (SEDUP)

Secretaria de Serviços Públicos (SESP)


Além das nomenclaturas, algumas pastas passam a contar com subsecretarias. Na Secretaria de Obras foi criada a subsecretaria de Infraestrutura, para fortalecer as ações de infraestrutura e drenagem.


No Gabinete do Prefeito, foi criada a subsecretaria de Controle Interno, que unifica as unidades de controle interno como Controladoria, Ouvidoria e Corregedoria. Importante ressaltar que a Corregedoria do Município é uma criação desta reforma. Além disso, foi criada a subsecretaria de Projetos para apoio das atividades do Gabinete do Prefeito.

Por Vinícius Claro


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