Santos - São Paulo - Brasil, 23 de abril de 2024.
12/11/2021
Gestantes atendidas pelo projeto “Acolhe Mãe” ganham isenção no transporte municipal de São Vicente
Parceria foi firmada entre Secretaria de Saúde, Fundo Social de Solidariedade e Otrantur Transporte

As gestantes de médio e alto risco que participam do projeto “Acolhe Mãe”, e realizam consultas na ala de psicologia da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central, foram beneficiadas com a isenção de pagamento das passagens de ônibus que fazem o transporte municipal em São Vicente.

O benefício é destinado às gestantes encaminhadas pela Unidade Básica de Saúde para o Projeto, depois de avaliadas suas condições socioeconômicas. O voucher dá direito a uma passagem de ida e volta, para o deslocamento até a unidade de saúde.

Cabe destacar que o benefício serve apenas para as gestantes que são referenciadas para o atendimento psicológico do projeto “Acolhe Mãe”.  O voucher será cancelado caso a gestante falte nas consultas agendadas com o psicólogo.  O passe é personalizado, com a data do atendimento e a assinatura do enfermeiro da unidade. Cerca de 200 mulheres tem direito à gratuidade.

“Essa conquista evita a falta ou desistência da gestante por falta de condições financeiras. Queremos que todas as futuras mamães, que estão vivendo um momento delicado na gestação e sejam indicadas para atendimento psicológico na UBS Central, compareçam e recebam um tratamento humanizado dos nossos profissionais”, enfatiza a secretária de Saúde, Michelle Santos.

Já para a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Thaynã Carneiro, essa iniciativa mostra o comprometimento do Município com a gestante. “O apoio a essas mulheres é necessário, uma vez que elas estão gerando vidas. Por isso, essa parceria é mais uma forma de atendê-las e fazer com que elas participem dessa grande iniciativa.”

Acolhe Mãe - O ‘Acolhe Mãe’, idealizado pelo FSS-SV, em parceira com três universidades da Baixada Santista, com contribuição da Secretaria de Saúde (Sesau), tem como finalidade acolher as futuras mamães vicentinas que possuem gravidez de médio e alto risco.

O projeto foi lançado em agosto deste ano, quando também foi inaugurada a sala de atendimento na UBS Central (Av. Antônio Emmerich, 509 - Vila Cascatinha), onde serão feitos os plantões psicológicos. As sessões são conduzidas por estagiários do curso de Psicologia da Universidade Católica de Santos (Unisantos), Universidade São Judas (Unimonte) e da Universidade Paulista (Unip), com toda a supervisão e suporte necessários.

Por Nicolas Pedrosa