Santos - São Paulo - Brasil, 16 de abril de 2024.
17/11/2021
Dez unidades informatizadas: Prefeitura expande sistema de prontuário eletrônico
UBS Central passa a funcionar com atendimento modernizado a partir desta quarta-feira (17)

A Secretaria de Saúde de São Vicente (Sesau) anunciou a décima unidade de saúde contemplada com novo sistema de prontuário eletrônico. Nesta quarta-feira (17), foi a vez da Unidade Básica de Saúde (UBS) Central receber o novo programa, que vai agilizar o atendimento.

O projeto de informatização do sistema NUSA, incorporado pela Sesau ao Município, busca melhorar e facilitar todo e qualquer atendimento realizado nas unidades básicas, começando pela atualização dos prontuários eletrônicos.

“Mais uma instalação desse sistema eletrônico, que facilita muito o atendimento ao cidadão. Queremos usar a tecnologia a favor dos serviços prestados aos munícipes”,declarou o Prefeito Kayo Amado.

Unificado ao conjunto E-SUS a tecnologia visa a reunir os dados de todos os pacientes em um único lugar, fazendo com que todos os atendimentos se tornem mais fáceis e que os usuários consigam ser atendidos em qualquer unidade, tanto na Atenção Básica, quanto em algum Pronto Socorro da Cidade.

Os serviços médicos prestados ao paciente ficam registrados no novo sistema de prontuário. Assim,qualquer informação pode ser obtida pelo médico, independentemente da unidade, com pesquisa direta no E-SUS, via CPF ou CNS.

“Estamos criando esse sistema para uma integração total da rede, para que o paciente receba um melhor atendimento e nós, como gestão, termos um olhar mais apurado em relação ao perfil dos nossos munícipes” comentoua secretaria da Saúde, Michelle Santos.

Somado a essa mudança, todos os agentes de saúde receberão aparelhos celulares, para que possam auxiliar no suporte aos munícipes, acessando informação sobre remédios disponíveis e agendamentos de consulta.

Todas as salas terão acesso ao sistema através de um desktop. As informações geradas serão salvas na nuvem ou em um servidor interno, com entrada exclusiva da Sesau.

Por Laura Lamouche