Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
19/11/2021
NOTÍCIAS
Zoonoses de SV castra mais de três mil animais desde janeiro, e quer ampliar esse número
Baixa procura e tutores que não comparecem na data do agendamento impedem que o Departamento alcance a meta de 600 castrações por mês
 
Castrar o animal de estimação é também um ato de amor e responsabilidade. Por isso, a Zoonoses de São Vicente está com inscrições abertas para os tutores levarem seus pets para passar pelo procedimento.
 
“O Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) exige que façamos 200 castrações por mês e estamos propondo três vezes mais do que essa quantidade”, afirma o médico-veterinário do Departamento de Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon), Alexandre Viana.
 
A Dezoon tem potencial para realizar 600 procedimentos cirúrgicos de castração por mês. No entanto, essa meta não tem sido atingida, por baixa procura, fazendo com que muitas vagas fiquem em aberto. “Infelizmente, algumas pessoas não levam a sério o agendamento, e acabam tirando a oportunidade de outras pessoas que querem castrar seus bichinhos”, comenta Viana.
 
Desde o início do ano, já foram realizadas mais de 3 mil castrações, mas esse número poderia ser ainda maior. No último mês, foram realizadas 297 castrações, ou seja, menos de 50% do potencial de castração do Departamento. “Atualmente, adotamos o procedimento de ligar um dia antes para o proprietário do animal, para lembrá-lo da cirurgia. Se não puder comparecer, oferecemos a vaga para outro munícipe”, explica o veterinário, que conclui, fazendo um apelo: “Pedimos a colaboração da população, evitando as faltas, para que possamos, de fato, realizar essas 600 castrações, colaborando efetivamente com a redução de animais abandonados nas ruas da nossa Cidade.”
 
Agendamento e documentos:
 
O agendamento da cirurgia de castração é realizado pelo telefone (13) 3561-1604, sem que o tutor precise comparecer ao Departamento. 
 
No dia da cirurgia, é preciso levar:
 
- O animal de estimação;
- Os documentos do animal;
- Os documentos do proprietário, com foto;
- Comprovante de residência de São Vicente.
 
O Departamento Controle de Zoonoses de São Vicente (Dezoon) atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua Catalão, 530 - Vila Voturuá. 
 
Por Carmen Doria
Foto Tadeu Filho

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite