Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 14 de junho de 2024.
22/11/2021
NOTÍCIAS
Alunos de Conselho Mirim da Educação apresentam propostas a prefeito
Representantes das escolas municipais Laura Filgueiras e Jacob Andrade Câmara foram os primeiros a visitar Kayo Amado na tarde de segunda-feira (22), levando sugestões de melhorias nas unidades
 
Alunos de 5º ano das escolas municipais Laura Filgueiras (Esplanada dos Barreiros) e Jacob Andrade (Cidade Náutica) compareceram na tarde desta segunda-feira (22) ao Paço Municipal, onde conheceram secretarias e apresentaram uma série de propostas ao prefeito Kayo Amado, voltadas a melhorias nas unidades de ensino.

O grupo faz parte do Conselho Mirim de Educação, uma iniciativa da Secretaria de Educação (Seduc) para incentivar estudantes do Ensino Fundamental I a participar de forma ativa do processo de decisões no âmbito escolar.

Entre as reivindicações apresentadas para a EMEF Jacob Andrade, os conselheiros Maria Eduarda, Felype, João Pedro, Yris Aparecida e Caio Juan solicitaram melhorias na quadra poliesportiva, plantio de jardim e horta, além de reparos em portas, janelas e banheiros. “A quadra precisa ser pintada, com demarcação e grades de proteção ao redor do muro”, apontou João Pedro. O Conselho ainda entregou desenhos, ilustrando as benfeitorias a serem realizadas.

Já a EMEF Laura Filgueiras contou com a presença dos alunos Juliana Fernandes, Henzo Souza, Kauany Santos e Gabriely Vieira. Eles escreveram uma carta ao prefeito, expondo a necessidade de área de lazer com playground, espaço de jogos de tabuleiro (como damas, xadrez, UNO e dominó) e área de lazer e entretenimento coberta e segura. Os representantes da unidade escolar também fizeram desenhos para melhor visualização das propostas.

Acompanharam os alunos as professoras Rosana Marinelli da Silva, Magda Muniz e a coordenadora pedagógica Silvia Gomes (da EMEF Jacob Andrade), e as professoras Marcia Anete, Adriana Neves e a coordenadora Elen Primo (da EMEF Laura Filgueiras).

A secretaria de Educação, Nívea Marsili, agradeceu a presença dos conselheiros mirins e falou da importância dessa dedicação. “É um compromisso que peço a todos para que participem sempre nas decisões, para ajudar a fazer uma escola cada vez melhor”.
“Estão todos de parabéns. Se vocês permitirem, quero visitar a escola para que me mostrem, de perto, essas reivindicações”, comprometeu-se Kayo Amado.

Ao término da reunião, os alunos deram um exemplo de diplomacia, presenteando o prefeito e a secretaria de Educação com uma muda de planta e uma caixa de bombom.
 
O que é – O Conselho Mirim Escolar foi proposto pela Seduc este ano, visando a participação de estudantes do Ensino Fundamental I, com representantes de 5º ano engajados nas decisões escolares. A constituição foi definida já no primeiro semestre, mas devido à pandemia, os representantes escolhidos democraticamente por colegas de sala de aula se deu logo após o retorno às aulas presenciais.   



Texto - Renato Pirauá
Fotos - Vinícius Rodrigues



Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite