Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de abril de 2024.
26/11/2021
NOTÍCIAS
Saúde alerta sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão de sarna humana
Principal preocupação deve ser com a higiene pessoal e das roupas de cama e banho
 
Devido ao registro de alguns casos de escabiose (sarna humana) em São Vicente, a Secretaria de Saúde (Sesau) orienta a população sobre os cuidados necessários para evitar a transmissão da doença. 
 
A escabiose, também conhecida como sarna humana, é uma doença de pele causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através do contato físico, e que leva ao aparecimento de bolhas e placas vermelhas na pele que coçam muito, principalmente à noite. 
 
Ao perceber os primeiros sintomas, a pessoa deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Estratégia de Saúde da Família (ESF), passar por consulta, e realizar o tratamento de acordo com as orientações médicas. 
 
Para o controle da doença, os profissionais dos postos de saúde orientam os pacientes sobre a importância de manter os cuidados essenciais, como tratar todas as pessoas de um mesmo local (familiares), e que estejam com sintomas, ao mesmo tempo, a fim de evitar uma reinfecção. Além disso, é preciso usar roupas limpas, realizar a troca de lençóis e toalhas constantemente e manter o distanciamento de pessoas que estejam com a doença. 
 
A escabiose tem cura, desde que o tratamento seja feito de maneira correta. Além da medicação prescrita pelo médico, é importante que os ovos desse ácaro sejam eliminados. Por isso, é recomendada, também, a higienização do ambiente para eliminação de possíveis ovos que tenham sido depositados na casa.
 
Por Marjorie Melo

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite