Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 21 de janeiro de 2022.
29/11/2021
NOTÍCIAS
Saúde divulga programação de ‘‘Dezembro Vermelho’’ no combate às ISTs
Ações de conscientização e testagem seguem de 1º a 7 dezembro, na programação da campanha “Fique Sabendo”
 
O "Dezembro Vermelho" é uma campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017 e traz uma grande mobilização acerca da luta contra o HIV, Aids e demais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), buscando chamar atenção para a prevenção, assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
 
Este ano, entre os dias 1º (Dia Mundial de Combate a Aids) e 7 de dezembro,  São Vicente participa mais uma vez da ação “Fique Sabendo”, que tem como objetivo ampliar a testagem de HIV e sífilis nas populações de maior vulnerabilidade. Entre as ações ligadas e específicas sobre as ISTs, estão:
 
- As 26 Unidades da rede básica de Saúde realizarão um dia específico para a campanha, com palestras e folhetos informativos sobre as ISTs e oferecimento de testes de HIV e sífilis;
- A Unidade de Saúde do Adolescente participará da campanha;
- As Penitenciárias I e II terão atividades voltadas à prevenção de HIV, com realização de testes para os detentos durante a semana;
- No Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho haverá atividades de prevenção e testagem de HIV, sífilis, hepatites B e C durante toda semana;
 
Também estão programadas atividades extramuros nos seguintes locais, dias e horários:
- 1º de dezembro – Praça Coronel Lopes (Praça dos Correios), das 9 às 12 horas – divulgação da campanha e orientações sobre testagem;
- 4 de dezembro – estacionamento do Assaí (Avenida Antônio Emmerich, 245) – Campanha Fique Sabendo com teste rápido para HIV e sífilis, das 9 às 15 horas;
- 4 de dezembro – no Bairro Vivo - Jardim Irmã Dolores – teste rápido de HIV e sífilis na UBS Ponte Nova, das 9 às 16 horas.
 
Para divulgar a campanha, 20 faixas estão expostas em pontos estratégicos da Cidade.
 
O Município participa desde 2008 da campanha “Fique Sabendo”. “A ideia é priorizar pessoas que desconhecem a sorologia dessas doenças e aumentar o diagnóstico precoce”, explica a coordenadora do Departamento de IST/Aids de São Vicente, Paula Jayme de Araujo,.
 
“O CTA realiza os testes rápidos e entrega o resultado, sem necessidade de encaminhamento médico, além de realizar orientações e tirar dúvidas freqüentes sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis. É tudo simples e rápido, realizando tudo em um lugar só.”, detalha a secretária de Saúde, Michelle Santos.
 
Para a diretora de Vigilância em Saúde, Luciana Schiavetti, as campanhas mensais têm ajudado a aumentar a procura pelos testes rápidos, “o que é muito bom, porque quanto antes as pessoas têm o diagnóstico confirmado, mais cedo elas começam o tratamento. Isso aumenta muito as chances de sucesso”, explica.
 
CTA Betinho – Em São Vicente, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Betinho realiza exames de detecção de HIV, Sífilis, Hepatites B e C e aconselhamentos sobre as doenças. Não há necessidade de encaminhamento médico. Basta comparecer à unidade, na Rua Treze de Maio, 64 - Centro, nos horários descritos acima, levando um documento oficial com foto. Para tirar dúvidas, o telefone é o (13) 3469-8522.
 
Os horários são:

 
Segundas, terças, quintas e sextas – das 8h30 às 11h e das 13h às 15h
Quartas – 8h30 às 11h
Às quartas-feiras, no período da tarde, é realizada outra atividade de prevenção.
 
Infecções Sexualmente Transmissíveis - As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada.
 
De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.
 
A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, parto ou amamentação. O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento das ISTs e são gratuitos nos serviços de saúde do SUS, como nas Unidades de Saúde da Atenção Básica de São Vicente.
 
Prevenção da Aids/HIV e das IST - O uso do preservativo (masculino ou feminino) em todas as relações sexuais (orais, anais e vaginais) é o método mais eficaz para evitar a transmissão das ISTs, do HIV/Aids e das hepatites virais B e C.
 
A prevenção combinada abrange o uso do preservativo masculino ou feminino, ações de prevenção, diagnóstico e tratamento das IST, testagem para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, profilaxia pré e pós-exposição ao HIV, imunização para HPV e hepatite B, prevenção da transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatite B, tratamento antirretroviral para todas as pessoas vivendo com HIV, redução de danos, entre outros.
 
Por Nicolas Pedrosa

 


Atalhos da página



Endereço: Rua Frei Gaspar, 384 - Centro - São Vicente/SP
Todos os Direitos reservados - Secretaria de Imprensa e Comunicação Social de São Vicente | Acesse Webmail | Trocar Senha
Rede Corporativa e-Solution Backsite