Santos - São Paulo - Brasil, 26 de abril de 2024.
30/11/2021
Estudantes de São Vicente expõem projetos de empreendedorismo
Trabalhos foram apresentados nesta terça-feira (30), no encerramento de programa do Sebrae

Criatividade, pesquisa e muita organização foram os ingredientes que alunos de sete escolas da rede municipal desenvolveram para concretizar empreendimentos propostos no curto tempo de um semestre.

Na manhã desta terça-feira (30), os envolvidos no JEPP (Jovens Empreendedores Primeiros Passos) apresentaram os resultados de seus trabalhos, durante o encerramento do programa do Sebrae, em solenidade realizada no Plenarinho da Câmara Municipal de São Vicente (Parque Bitaru).

Mais que vender um produto, os estudantes demonstraram domínio sobre a relação custo-benefício, elaboração de planilhas de investimentos para observar a margem de lucro, tendências de mercado, entre outras ações necessárias para tornar uma ideia de negócio viável.

A questão do marketing mostrou-se essencial para se chegar ao cliente, com preocupação de um slogan criativo e uso das redes sociais como ferramenta de vendas.

Neste menu variado de projetos, foram apresentadas mercadorias artesanais feitas com produtos sustentáveis, produções culinárias, produtos reciclados, horta caseira, entre outros empreendimentos. Nas opções, estavam brigadeiros saudáveis de erva cidreira, sacolé (chup-chup) gourmet, anéis de biscuit, loja de roupas on-line e realização de brechó.

A professora de ciências Laura Barros orientou as turmas da EMEF Lions Clube (Vila São Jorge). “Eles trabalharam bastante com arte e alimentação sustentáveis, sempre voltado ao princípio de permacultura”, detalhou, referindo-se ao conceito de cultura permanente “que leva à atmosfera de repensar nossos modos e atitudes”.

Na EMEF República de Portugal, a professora Eliana Barbalho também enalteceu o empenho dos participantes. “No início, por causa da pandemia, os encontros foram on-line e não foi fácil. Mas chegamos aqui com uma agência de marketing, que tem o objetivo de divulgar microempreendedores de nossa cidade, inclusive com a adesão de algumas pequenas empresas”, disse Eliana, completando que o projeto do 9º ano despertou o interesse de outros alunos, para dar continuidade ao trabalho. “Plantamos a semente e agora é deixar florir para seguir os próximos passos”.

A diretora da EMEF Lúcio Martins, Maria Inez Chaves avaliou que “a escola é um espaço para criar oportunidade e o aluno desabrochar. Quebramos estigmas, porque a escola é maravilhosa, os alunos são espetaculares e estamos lá para oportunizar os caminhos do futuro. Temos que realizar o hoje”.

Na EMEF Carolina Dantas, o carro-chefe foi o biscoito artesanal. "A oficina proporcionou às alunas do 9° ano uma imersão no conhecimento do jovem empreendedor e na função social, tanto que criaram um instagram para divulgar receitas sustentáveis, econômicas e rápidas", destacou a diretora da unidade, Eliana Veríssimo. Em uma outra ação, a turma traçou estratégias de marketing para microempreendedores da região.

Professor de geografia da EMEF Raul Rocha do Amaral, André Zeferino Oliveira classificou o JEPP como um programa de suma importância. "É uma parceria que traz ganhos sociais e que orientou os alunos da Educação de Jovens e Adultos da nossa escola sobre a questão financeira de um empreendimento, para que seja viável", apontou o docente, reforçando a participação dos colegas das demais disciplinas no processo de aprendizagem.

Integrando o programa JEPP desde a o projeto piloto, em 2000, a analista de negócios do Sebrae, Ana Maria Monteiro, mostrou-se entusiasmada com as propostas. “As ideias de negócios apresentadas foram super criativas, bem organizadas e dentro da realidade”.

Representando a secretaria de Educação Nívea Marsili, a supervisora Luciana Meireles falou dos bons frutos do programa. "Foi um momento especial, com resultados muito significativos. Ver o trabalho desses jovens dá esperança de dias melhores, em especial nesse momento pós-pandemia. Quem planta fé, colhe milagres”.

O QUE É O JEPP – O programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos foi viabilizado em São Vicente após convênio firmado pelo prefeito Kayo Amado junto ao Sebrae, em parceria com a Secretaria de Educação de São Vicente (Seduc). O objetivo é incentivar alunos dos anos finais do ensino fundamental para o espírito empreendedor, com orientação para os negócios nas novas gerações.

Professores das unidades receberam capacitação, passando a metodologia com base no Comportamento Empreendedor e Plano de Negócios voltado aos alunos.

Os grupos de 8º ano trabalharam o tema “Empreendedorismo Social”, com a finalidade de fortalecer o protagonismo juvenil do aluno em sua comunidade, aprendendo a elaborar e desenvolver projetos sociais.

Já para as turmas de 9º ano, o tema foi “Novas ideias, grandes negócios”, oferecendo-se aos jovens a possibilidade de criar e promover o próprio negócio, com venda de produtos ou prestação de serviços.

Participaram da edição deste ano as escolas Lions Clube (Vila São Jorge), Lúcio Martins Rodrigues (Vila Margarida), Matteo Bei (Parque São Vicente), República de Portugal (Bitaru), Carolina Dantas (Catiapoã), Duque de Caxias (Jardim Guassu) e Raul Rocha do Amaral (Jardim Irmã Dolores).

Por Renato Pirauá