Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
08/12/2021
NOTÍCIAS
Formandos do Projeto Catis recebem certificado na Câmara de SV e já visam o futuro
Cerimônia foi realizada nesta terça-feira (7); autoridades do Executivo e Legislativo prestigiaram o evento
 
“Foi num cenário vivo de beleza. De encantos mil, de eterna luz e graça”, estes são os versos da primeira estrofe do hino de São Vicente e, não há palavras mais prudentes para definir a entrega dos certificados do curso de informática básica aos estudantes do Centro de Acesso às Tecnologias para Inclusão Social (Catis). A cerimônia foi realizada na Câmara Municipal, na manhã desta terça-feira (7).
 
Ao todo, 102 alunos com idade entre 14 a 80 anos se formaram após concluírem os quatro meses da capacitação oferecida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedect), por meio do Projeto CATIS.
 
Das 10h às 11h30, a Câmara foi permeada por grandes expectativas, uma vez que o projeto promoveu novas perspectivas profissionais aos formandos, agregando o currículo para buscar uma recolocação ou uma primeira oportunidade no mercado de trabalho.
 
As aulas iniciadas em agosto tiveram o objetivo de difundir a acessibilidade às tecnologias, integrando e inserindo os participantes ao ambiente digital. De maneira geral, os estudantes aprenderam desde editores de texto, softwares, internet até planilhas. O projeto contou com dois polos, um na Área Continental, e outro na região Insular. O primeiro, localizado na Estação da Cidadania Cultura no Humaitá (Céu das Artes); o segundo, no CAM I, especificamente no Centro da Cidade.
 
“O curso abriu meus olhos, me mostrou muitas coisas. Temos muito a descobrir ainda. Tudo que aprendi foi extremamente importante para minha vida”, conta Juan de Quadros, representante da turma da região Insular.
 
Já o representante da Área Continental, Matheus Henrique, recitou um poema intitulado ‘São Vicente‘ ao público presente “São Vicente! Comércio e turismo, o belo e o lindo. Não perfeito, mas insubstituível”.
 
Compareceram à celebração, 56 dos 102 alunos, em meio à presença de autoridades políticas como o prefeito Kayo Amado, o secretário Marcelo Gurgel (Sedect) e os vereadores Wagner Cabeça, Tiago Peretto e Benevan Souza. 
 
Ao decorrer da solenidade, uma das presentes que tomaram as rédeas das palavras foi a aluna Elaine Barreto “Foi muito valioso o aprendizado e de suma importância. Agradeço a todos”. Após as declarações, Elaine ainda cantou uma música em homenagem aos formandos.
 
Gurgel agradeceu ao empenho dos professores Carlos Henrique, Flávia Silva, Thatiane dos Santos e Ana Selma que ministraram as aulas e, salientou a magnitude da Prefeitura em trazer projetos, estruturas e parcerias público-privadas que contribuem com a capacitação dos moradores de São Vicente. “Que todos possam aproveitar as oportunidades que a Cidade oferece”, concluiu.
 
Já o prefeito Kayo Amado enalteceu a participação da população e o comprometimento de seus secretários, além do apoio da Câmara. “É uma alegria estar aqui celebrando essa certificação. É um final de uma etapa. Alcançaram a conclusão de um objetivo. Com certeza, os alunos saíram maiores do que quando entraram”.
 
Após as apresentações de vídeos e homenagens, foi realizada a entrega dos certificados aos alunos e aberto o espaço para fotos com as autoridades presentes na Câmara, encerrando a formatura.
 
 
Por Henrique Miguel
Fotos por Tadeu Filho


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite