Santos - São Paulo - Brasil, 19 de abril de 2024.
08/12/2021
Agentes Ambientais Mirins recebem diploma em cerimônia no CAMP SV
Evento contou com a presença da vice-prefeita de São Vicente, Sandra Conti, nesta quarta-feira (8)

Os jovens aprendizes do CAMP SV - Centro de Assistência Social e Mobilização Permanente de São Vicente receberam o diploma do Curso de Agente Ambiental Mirim 2021 – 2º semestre, em cerimônia de formatura na sede da instituição, na Vila Cascatinha (Catiapoã), na manhã desta quarta-feira (8).

A solenidade foi prestigiada pela vice-prefeita Sandra Conti, o secretário adjunto de Meio Ambiente e Bem Estar Animal (Semam), Mário Bueno e o gerente do CAMP, Rodrigo Lima, representando o presidente da entidade, Francisco Flávio dos Santos.

O curso tem o objetivo de implementar atitudes socioambientais, ações sustentáveis e desenvolver conceitos de educação ambiental e de cidadania nas comunidades escolares. Durante as aulas, com carga de 36 horas, os estudantes aprenderam desde o descarte irregular de resíduos até os 5 ‘R’s da Sustentabilidade: Reciclar, Reutilizar, Recusar, Reduzir e Repensar. Ao todo, mais de 5 mil crianças e jovens já se formaram no programa desde a sua criação.

Após a execução dos hinos Nacional e de São Vicente, a aluna Luana Taissa fez o juramento e houve a entrega da carta de compromisso escrita pelos novos agentes mirins, pelo estudante Kauê Eugênio. No documento, consta uma série de ações solicitadas à Prefeitura para serem firmadas entre os agentes, com vista na redução de problemas socioambientais. São elas: multiplicação de Ecopontos, ampliação da coleta seletiva, redução de poluição das águas, solo, ar e sonora, fiscalização de descarte irregular, entre outras.

“É importante que a educação e o meio ambiente sejam trabalhados em São Vicente. O CAMP está de portas abertas à Prefeitura. Sabemos que o prefeito tem um olhar diferente para o Município. Eu, enquanto gerente e munícipe, fico contente em ver São Vicente tomando novos rumos”, conta o gerente do CAMP, Rodrigo Lima.

Em seguida, o secretário adjunto Mário Bueno mostrou esperança com o futuro dos jovens formandos. “Temos problemas e buscamos saná-los. Trabalhamos diariamente para melhorar a situação ambiental da Cidade, e ver que vocês sabem identificá-los é muito importante. Todo mundo tem sua responsabilidade, e não nos isentamos delas, assim como o cidadão também precisa colaborar.”

A vice-prefeita concluiu as apresentações, enfatizando a importância da educação ambiental aos jovens. “É difícil colocar na cabeça de um adulto, cheio de vícios, que é importante cuidar do meio ambiente. Falamos, tentamos conscientizar e muitas vezes não conseguimos. Já distribuímos mais de 180 PEV´s para coleta seletiva e, mesmo assim, recebo de pessoas nas redes sociais que não é algo necessário, ou ao menos sabem para que servem. Então, é difícil desenvolver um adulto, por isso precisamos fazer o caminho inverso: educar nossas crianças e jovens. Quero parabenizar a Semam e o CAMP. Espero que o juramento seja levado para a vida, aos bairros, famílias, filhos, e que num futuro bem próximo possamos viver outro cenário, muito mais consciente.”

Ao todo, 39 alunos se formaram.

Por Henrique Miguel
Fotos por Aline Silvério