Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 25 de junho de 2024.
09/12/2021
NOTÍCIAS
São Vicente é a Cidade com o menor reajuste do IPTU na Baixada Santista
Reajuste de apenas 5% é menor que o IPCA e considerou os reflexos negativos que a pandemia gerou na economia local 
 
Com os números divulgados do reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) das nove cidades da Baixada Santista, São Vicente se destaca com a menor correção, em apenas 5%. 
 
O valor definido é bem menor que o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que até agosto de 2021 registrou um acumulado de 9,68% em 12 meses. 
 
Em caso de pagamento em cota única, o desconto é de 5%, o que garante 0% de aumento no imposto para os vicentinos. 
 
O prefeito Kayo Amado ressalta que a Administração considerou os reflexos negativos que a pandemia gerou na economia local e optou por não onerar o contribuinte local com repasse integral da inflação nacional. “O índice menor que a inflação e o desconto de 5% no pagamento da cota única representarão uma carga um pouco mais leve no orçamento dos contribuintes.” 
 
Carnês do IPTU - Serão distribuídos 116.540 carnês de IPTU. A distribuição será feita em lotes, com previsão de início já nesta primeira quinzena de dezembro. 
 
Os contribuintes podem fazer o pagamento em cota única com 5% de desconto até o dia 7 de janeiro de 2022 e os carnês podem ser obtidos diretamente no site da Prefeitura. No entanto, o pagamento deve ser feito pela instituição bancária da preferência do munícipe. 
 
Conforme o Decreto n.º 5673-A,  a atualização monetária para 2022 é de 5% para impostos, taxas e multas (exceto multas de trânsito) previstas na legislação municipal. A correção se aplica ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). 
 
A atualização foi baseada nas previsões do Código Tributário Municipal. 
 
A previsão de arrecadação da Secretaria da Fazenda com IPTU, sem considerar os valores inscritos em dívida ativa, é de R$ 179,4 milhões. 
 
Por Rafael Henrique

Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite