Santos - São Paulo - Brasil, 20 de abril de 2024.
09/12/2021
Atleta vicentino conquista medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos de Patinação
Erik Medziu, de 18 anos, alcança feito histórico conquistando torneios estadual, nacional, continental e mundial no mesmo ano

O jovem Erik Medziu, de 18 anos, colocou a Primeira Cidade do Brasil em destaque do cenário esportivo, mais uma vez. Após um 2021 repleto de vitórias, com medalhas em competições estadual, nacional e mundial, o vicentino fechou sua trajetória com pódio no Pan-Americano de Patinação, conquistando medalha de prata. A competição disputada em Cali (Colômbia), de 23 de novembro a 5 de dezembro, contou com representantes de 41 países.

Em um ano marcado por restrições impostas pela pandemia, o atleta teve de se adaptar muitas vezes à falta de treinamentos, especialmente no primeiro semestre, quando a Baixada Santista passou por fases mais restritivas. Mesmo assim, o jovem se superou e, junto com o irmão, Kevin Medziu, que também foi premiado em outras competições, carregou a bandeira de São Vicente ao Brasil e ao mundo.

Mas o amor pela patinação não surgiu por acaso, já que o talento vem de berço. A mãe, Soraya Medziu, é professora da modalidade e sempre incentivou o filho a praticá-la. “É um esporte incrível, onde força e leveza se completam”.

"Ter meus dois filhos campeões na modalidade que amam é sensacional. Eles treinam de terça a domingo, feriados e férias, e a recompensa é o pódio”, contou emocionada. Soraya também fez questão de mencionar os treinadores Carlos Eduardo Paiva, Gabrielle Vieira, Gustavo Casado e Felipe Werle, pois, segundo ela, todo o sucesso dos jovens no esporte é atrelado a eles.

PRÓXIMOS DESAFIOS– Os irmãos Medziu seguem determinados a fazer história. Em janeiro de 2022, ambos embarcam à Flórida, nos Estados Unidos, para a primeira competição do ano, que inicia no dia 15 de janeiro, a ‘Américas Cup’. Orgulhoso pelas conquistas recentes, Erik comemorou o momento especial. “Nunca imaginei chegar tão longe com essa modalidade. Hoje, consigo ver a recompensa após tanta dedicação, atingindo um patamar relevante. Seguirei dando o melhor, em busca de novas conquistas".

Por Guilherme Sibilio