Evento realizado na tarde de quinta-feira (9) marcou o encerramento das atividades de 2021. Na sexta (10), é a vez da unidade da Área Continental
Os alunos do Projeto Especial I (Área Insular) brilharam na tarde de quinta-feira (9), durante o encerramento das atividades do ano letivo, com apresentações de música e teatro a familiares e convidados. A performance se deu na unidade, que fica nas dependências da EMEF União Cívica (Parque São Vicente).
O espetáculo teve início com a banda formada pelos alunos. Além das músicas de cantores de sucesso, o grupo apresentou uma canção autoral, do aluno Luiz Henrique (23 anos). “A letra fala sobre as atividades que faço no Projeto Especial, onde eu danço, toco instrumentos, pinto quadros, jogo futebol... Nunca tinha feito uma canção antes, mas consegui escrever, editar e gravar em três dias”, relata Luiz.
Professor da Oficina da Música, Willian Monteiro dos Santos falou sobre a importância da arte no desenvolvimento no aluno de inclusão. “Ao aprenderem a tocar bateria, violão, baixo e chocalhos, trabalha-se com a psicomotricidade, lateralidade e a emoção, o que gera resultados expressivos. A apresentação de hoje foi para fechar o ano com chave de ouro”.
Na sequência, o público assistiu à peça “Natal, tempo de reflexão”, com uma mensagem sobre a verdadeira importância da data, que marca o nascimento de Jesus. O encerramento foi marcado pela chegada de Papai Noel, que entregou os presentes aos alunos.
Emocionada com o evento, a vice-prefeita Sandra Conti elogiou o empenho dos envolvidos. “Os alunos mostraram que o importante é estar unido sempre, um ao lado do outro para apoiar. Aprendemos muito. Estão todos de parabéns”.
A supervisora de ensino da Secretaria de Educação (Seduc), Ana Lúcia Santos, destacou que o evento marcou “um dia de amor, um dia de mostrar que escola é lugar de gente feliz”.
Representando o Departamento de Educação Inclusiva da Seduc, Roseane Freitas mandou o recado diretamente à turma: “Vocês arrasaram! O Projeto Especial é maravilhoso e conquistou nossos corações”.
Mãe da aluna Mariana, Mayara Ferreira dos Santos disse que o encerramento foi maravilhoso. “Um excelente trabalho dos professores, melhor que nos anos anteriores”. A filha Mariana também aprovou. “O professor Willian me ensinou a tocar trompete. Ele é gente boa. Gostei de tudo”.
Nesta sexta-feira (10) é a vez do projeto especial II na área continental realizar a apresentação do encerramento do ano letivo.
Oficinas – A coordenadora pedagógica Juliana Santos detalhou que o Projeto Especial I trabalha a autonomia dos alunos. A unidade oferece oficinas de esporte, educação física e dança, com a professora Fabíola; de música, com o professor Willian; de treino funcional, com o Eduardo; e de culinária, cozinha experimental, artesanato e corte e costura, com a professora Angélica. “Trabalhamos a autonomia no dia a dia de casa, para que não fiquem dependentes dos responsáveis”.
Por Renato Pirauá
Música - Projeto Especial
Tudo que eu aprendi
Eu só tenho a agradecer
Aos professores que nunca
Desacreditaram de mim
Pois eles sabiam do meu potencial
Os professores ensinaram, a dançar a tocar violão
A viver e a sonhar, tudo que você sonhar pode se realizar
É só você acreditar
É só você acreditar
É só você acreditar
Na aula de artesanato
Você vai aprender
A pintar quadros
A fazer vasos de flores,
Para enfeitar sua casa ou seu apartamento
Aula de esportes você vai aprender a jogar futsal
Tênis e vôlei, nunca desista dos seus sonhos
Você já é campeão
Você já é campeão
Projeto Especial
Projeto Especial
Projeto Especial, tá fora do normal!
Tarala la uê
Tarala la uê
Tarala la uê
Tarala la uê
Fora do normal
Fora do normal
Fora do normal
Fora do normal
Fora do normal
Fora do normal
Fora do normal!