Rede Corporativa
Santos - São Paulo - Brasil, 04 de junho de 2023.
09/12/2021
NOTÍCIAS
TV Primeira exibe vídeos de vicentinos selecionados no programa cultural Relevando SP
Exibições têm início a partir desta quinta-feira (9), de forma on-line; ao todo, três vicentinos estão na iniciativa estadual

São Vicente conta com três artistas locais no principal programa de difusão cultural voltado ao artesanato e às culturas populares, tradicionais e originárias do Estado de São Paulo: o Revelando SP. E para celebrar este momento, a TV Primeira exibe os vídeos destes profissionais enviados ao programa, a partir desta quinta-feira (9), no canal do Youtube (link interno do YT).

As produções apresentam o trabalho da ceramista Sônia Mattos, que mantém ateliê na Cidade; o dia a dia do xilogravurista e escultor, com ênfase em madeira, José Guerra, o ‘‘Zelão’’; e o prato moqueca de pitú vicentino, pelas mãos da chef de cozinha Cynthia Mallmann. 

Ao todo, mais de 300 artistas e coletivos de 95 municípios foram selecionados para apresentar suas expressões artísticas, em vídeo, no evento gerido pelo governo estadual, incluindo os três artistas vicentinos.

Artistas
Cynthia Mallmann - A artista e chef de cozinha formou-se em Gastronomia (Centro Universitário São Judas Tadeu), trabalhou na empresa e-Mídia (CyberCook e CyberDiet) e hoje é proprietária da Cook Salgados Finos. É técnica em Nutrição e também atua como consultora alimentar. Ela apresenta um vídeo sobre uma receita de moqueca de pitú vicentino.

José Guerra - Em 1970, Zelão aprendeu a xilogravura, praticando-a como hobby. Na década de 90, aprimorou-se em outras habilidades de artesanato e artes manuais, incluindo ferragem e criação de placas. Desde 2008, trabalha exclusivamente como escultor, com ênfase em madeira, mantendo em casa o seu ateliê. O artista trará a proposta de apresentar a confecção da imagem sacra de São Bento em madeira, acompanhado de um depoimento sobre este fazer cultural.

Sônia Mattos - Ceramista com ateliê em São Vicente, onde ministra aulas de cerâmica em várias técnicas, como modelagem manual, torno, artística e utilitária. "Iniciei na arte do fogo e hoje tenho como ofício principal em minha vida", diz a artista, que mantém um canal no YouTube sobre o projeto. Também elabora peças para restaurantes e suas obras já foram expostas na Art Decor Santos e galerias da região. Em seu vídeo, ela aborda sua trajetória, com dicas e noções básicas de cada etapa, de como realizar obras de cerâmica, além de referenciar parte de seu acervo artístico.

Revelando SP Online - Programa do Governo de São Paulo, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com gestão e produção da OSC Amigos da Arte e apoio da Prefeitura de São Vicente, via Secretaria de Cultura, Esportes e Cidadania (Secec). 

Por Henrique Miguel


Vídeo 1: https://youtu.be/YtdUI2eP8iY
Vídeo 2: https://youtu.be/QlMX33AZnog
Vídeo 3: https://youtu.be/uDLedekNUTg


Atalhos da página

Rede Corporativa e-Solution Backsite